Orgulho LGBTQIA: filmes e séries pernambucanas que abordam sexualidade e gênero
Em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, a Folha de Pernambuco selecionou quatro produções pernambucanas sobre a temática
O mês de junho é marcado para celebrar o Orgulho LGBTQIA+. Uma das pautas deste grupo minoritário é a busca por representatividade em diversos setores, principalmente, no entretenimento. Apesar de não alcançar, ainda, o cenário ideal de pluralidade de vozes, o audiovisual pernambucano percorreu caminhos significativos na produção de série e filmes que tocam temáticas em torno de gênero e sexualidade nos últimos anos.
A reportagem da Folha de Pernambuco selecionou quatro produções locais, entre grandes bilheterias e independentes, que estão disponíveis em plataformas digitais. Produzidos, dirigidos ou interpretados por pessoas pertencentes à sigla, esses registros audiovisuais marcam a centralidade nas vivências e histórias de personagens fora das relações heteronormativas. Parte deles passou pelo "Recifest - Festival da Diversidade Sexual e de Gênero", circuito importante para o escoamento de produções independentes do Estado que perpassam por essas narrativas.
"Tatuagem"
"Tatuagem", do diretor Hilton Lacerda, é um drama pernambucano que retrata a vida de um grupo teatral de cabaré, intitulado Chão de Estrelas, em meio ao Brasil ditatorial dos anos 1970. Liderado por Clécio Wanderley, interpretado por Irandhir Santos, o grupo ensaia resistência na época da ditadura. A vida do protagonista muda a partir da chegada de Arlindo Araújo, personagem de Jesuíta Barbosa, com quem vive um romance. O longa-metragem foi premiado em vários circuitos e presencia várias listas de melhores filmes brasileiros. Disponível no Google Play Filmes e numa versão paga do Youtube.
"Rebu.doc"
Idealizada pela designer e cineasta Mayara Santana, “Rebu.doc - Egolombra de uma sapatão quase arrependida” é uma websérie que registra as vivências de uma mulher negra e lésbica do Recife. Dividida em seis episódios, que foram compartilhados no formato de IGTV do Instagram (@rebu.doc), a produção documental narra as histórias da protagonista enquanto “sapatão” - termo ressignificado para algo positivo entre as lésbicas. Em capítulos curtinhos, os espectadores podem acompanhar um processo de autorreflexão da protagonista.
"Frervo"
FRERVO from FRERVO FILME on Vimeo.
Idealizado e dirigido pelos recifenses Thiago Santos e Libra, “Frervo” é um curta-metragem que faz uma imersão na cena eletrônica da Capital pernambucana, dando protagonismo à produção e ao público LGBTQIA+. O filme acompanha a produção, a divulgação e a realização de duas festas do gênero: Extasia e Hypnos. Disponível na plataforma Vimeo, o curta-documentário foi premiado no Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco (MOV).
"Gordxs"
O filme “Gordxs”, do diretor Ivson Santo, é um registro sobre como a gordofobia impacta os membros da comunidade LGBTQIA+. No curta-metragem, os jovens pernambucanos Anico Perfler, Carol Stadtler, Wanderson César e Katarina Mendes relatam suas experiências e perspectivas sobre corpos e sexualidade. O documentário surgiu a partir das próprias vivências de Ivson, que sentia na pele as diferenças entre ser magro e estar acima do peso nas relações diárias na comunidade. Filme disponível no Youtube.