Logo Folha de Pernambuco

Cultura

Orquestra Iorubá de Pernambuco promove show com crianças de oficinas em Peixinhos

Formação "Oficina e Concerto" será concluída com uma apresentação ao vivo, nesta sexta (29), às 15h, na Escola Municipal Monteiro Lobato, próxima ao Nascedouro de Peixinhos

Oficina de percussão com MaiaOficina de percussão com Maia - Foto: Marília Vilas Boas/Divulgação

A Orquestra Iorubá de Pernambuco se apresenta em conjunto com as crianças e adolescentes da Escola Municipal Monteiro Lobato, nesta sexta-feira (29), no bairro de Peixinhos (Quilombo do Catucá - Recife/PE), a partir das 15h.

O espetáculo é uma culminância do projeto “Oficina e Concerto - Aula da Orquestra Iorubá de Pernambuco”, com realização no Nascedouro de Peixinhos. O objetivo desta atividade  de conclusão é visibilizar o protagonismo das pessoas da própria comunidade e bairros vizinhos e da escola.

Sobre a oficina
As crianças e adolescentes são a atração principal, com o desafio de reproduzir sons e ritmos adquiridos nas oficinas de canto, flauta doce e percussão.

As vivências na “Oficina e Concerto- aula" foram facilitadas por diversas mãos pernambucanas: Maestro Parrô Mello, Mestre Maia, ambos líderes da Orquestra Iorubá de Pernambuco, a cantora e musicista Marcela Souza e os músicos Tiago Marques e Hudison Tálison.

Parrô Mello ficou à frente da coordenação do projeto e da oficina de flauta doce, em parceria com Tiago Marques, enquanto Mestre Maia e Hudison fizeram a facilitação dos encontros de percussão. Já Marcela Souza realizou as aulas de canto.
 

Com todas as atividades gratuitas, a “Oficina e Concerto - Aula da Orquestra Iorubá de Pernambuco” foi contemplada no edital da Lei Paulo Gustavo Pernambuco (LPG), pelo município Recife, com o incentivo financeiro do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE), via LPG direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.

“A realização dessas atividades educativas é também uma celebração à memória, à música, à ancestralidade e ao saber do povo afro-brasileiro. A conclusão das oficinas traz essas pessoas da própria comunidade de Peixinhos (Quilombo do Catucá) e da escola para o centro da apresentação, juntamente com a Orquestra”, declara Parrô Mello.

Mais do que técnica musical, a formação artístico-cultural também tem como narrativa o legado, a identidade cultural e o resgate dos antepassados históricos, além do que existe de atual e de novo na arte e música pernambucana, sobretudo na cultura popular.

“Esses momentos possibilitam o pertencimento e a valorização das raízes da cultura negra e ancestral na comunidade, por meio de uma intervenção cultural de fortalecimento, para a formação de crianças e adolescentes dentro do próprio território quilombola, no Nascedouro de Peixinhos, onde tem uma escola nas proximidades”, acrescenta Mestre Maia.

Os oito encontros da “Oficina e Concerto- aula” totalizaram 32 horas/aula. Todas as atividades formativas deste respectivo projeto ocorreram às segundas, quartas e sextas-feiras na Escola Monteiro Lobato, como um espaço de resistência cultural e de criação de conexões.

“Em um "palco"de aprendizado para transformar vidas, num território cheio de histórias e desafios, as aulas foram um acesso e uma oportunidade à cultura para as pessoas da comunidade quilombola e bairros vizinhos. A Orquestra Iorubá de Pernambuco tem a consciência de que com arte-educação a identidade da cultura afrobrasileira, afroindígena e ancestral é fortalecida, atualizada e resgatada como memória e legado”, pontua Parrô.

Conexão Brasil-África
Em um dos encontros, articulado por João Monteiro, a delegação de Abomey, cidade do Benin, na África, vivenciou a ação formativa. K.L Antoine Djédou (prefeito de Abomey), Mr. Eric Dagba, Guy Mesmin Behanzin (da prefeitura de Abomey) e Dozo Malemba (tradutor) visitaram a escola Monteiro Lobato. Na ocasião, diversas apresentações foram realizadas, como circo, música, teatro, capoeira, e as audições dos alunos das oficinas da Orquestra Iorubá.

A vivência com as pessoas de Abomey, terra de reis e rainhas e com diversidade cultural do continente africano, trouxe a busca por um futuro mais ancestral com potência no campo da educação, da tecnologia e principalmente da cultura.

Conheça a Orquestra Iorubá de Pernambuco (@orquestra_ioruba_de_pe)

SERVIÇO:
Culminância do projeto “Oficina e Concerto - Aula da Orquestra Iorubá de Pernambuco”
Quando: 29/11 (sexta-feira), às 15h.
Onde: Escola Municipal Monteiro Lobato,  ao lado do Nascedouro de Peixinhos (Recife/PE)
Gratuito

Veja também

Newsletter