Logo Folha de Pernambuco

Música

Orquestra Latinolindense lança novo single com medley de frevos consagrados, nesta quinta (31)

"Homem da Meia-Noite" e "Ceroula" ganharam novas versões fazendo a fusão do frevo com a guajira, ritmo popular dos campos cubanos

Orquestra Latinolindense Orquestra Latinolindense  - Foto: Ashlley Melo / Divulgação

A Orquestra Latinolindense lança, nesta quinta-feira (31), seu quarto single, dessa vez com a releitura de hinos de dois blocos tradicionais do carnaval de rua de Olinda: "Homem da Meia-Noite" e "Ceroula". O medley propõe uma fusão do frevo com a guajira, ritmo popular dos campos cubanos.

O hino do Homem da Meia Noite, do tradicional bloco carnavalesco de Olinda conhecido mundialmente, através do calunga mais importante do carnaval pernambucano, que recebe o nome do bloco, foi criado em 1932, pelo compositor e brincante Bernardino Da Silva.

Já o hino do bloco Ceroula, gravado em 1969 da autoria de Milton Bezerra, recebe um arranjo refinado do frevo sanfonado e metais, que mistura ijexá e guajira.

O lançamento do pout pourri “Homem da Meia-Noite/Ceroula” estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 31 de agosto, abrindo alas para as prévias carnavalescas de Olinda que tem início no primeiro domingo de setembro.

Sobre a Orquestra Latinolindense
Formada em 2018 em Olinda, a Orquestra Latinolindense é o encontro de músicos de várias linguagens e gerações da música pernambucana.

Foi idealizada com a finalidade de criar novas concepções sonoras e trazer para o cotidiano hinos consagrados do frevo pernambucano com uma linguagem diferenciada, criando uma simetria musical e agregando os ritmos latinos, como salsa, cúmbia e rumba.

A proposta da OLO é o diálogo musical entre os países da América Latina, explorando a diversidade dos ritmos, principalmente o regional.

O grupo realiza um trabalho de pesquisa, resgate e transformação; no qual as raízes sonoras, afro e indígena, somadas às influências ciganas europeias, pilares da música Pernambucana, ornamentadas pelas bases rítmicas interioranas e litorâneas; como frevo, forró maracatu sejam executados com o sotaque latino por piano, contrabaixo, metais, percuteria e percussões; legítima formação da música Afro-latina (Cubana, Dominicana, Panamenha) somadas ao acordeom.

Nasceu da fusão das experiências vivenciadas pelos integrantes, músicos e cantores, e, tem como objetivo difundir e mostrar a nova face da world music Pernambucana, com letras que passeiam pelo inconsciente urbano de uma forma simples como um cordel.

Veja também

Cinco anos após morte de Gugu Liberato, disputa por herança de R$ 1 bilhão segue na Justiça
Famosos

Cinco anos após morte de Gugu Liberato, disputa por herança de R$ 1 bilhão segue na Justiça

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista
saúde

Maurício Kubrusly: quais são os sintomas da demência frontotemporal, condição que afeta o jornalista

Newsletter