Orquestra Ouro Preto: concertos virtuais com nomes da Música Popular Brasileira (MPB)
Alceu Valença integra programação do projeto, que será aberto por Fernanda Takai no próximo domingo (22)
Até o mês de dezembro a Orquestra Ouro Preto (MG) reúne nomes da Música Popular Brasileira (MPB) para concertos em uma série de encontros virtuais e inéditos. O primeiro deles está marcado para o próximo domingo (22) com a cantora e compositora Fernanda Takai às 18h30, com repertório que reúne clássicos de Tom Jobim.
O projeto, chamado Orquestra Ouro Preto SulAmérica Sessions e que conta com o patrocínio da SulAmérica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, traz entre os convidados o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença – que já percorreu palco no País e mundo afora com o seu “Valencianas”, junto à orquestra mineira.
Com encontros mensais, depois de Takai se apresentam na sequência os artistas Diogo Nogueira (setembro), Ana Carolina (outubro), Alceu Valença (novembro) e Lulu Santos(dezembro).
Leia também
• Elba Ramalho: 70 anos de vida cantando baixinho "Gracias a la vida, que me ha dado tanto"
• Programação da Orquestra Criança Cidadã em agosto continua com os jovens solistas do Coque
• Alceu Valença lança 'Saudade', novo álbum em voz e violão
Música e bate-papo
Maestro da Orquestra Ouro Preto, Rodrigo Toffolo, ficará à frente dos bate-papos que vão compor as apresentações musicais. Algumas edições contarão ainda com a participação dos alunos da Academia Orquestra Ouro Preto, projeto socioeducacional patrocinado pela SulAmérica.
Todos os concertos serão transmitidos pelo canal 500 da Claro TV (Canal Like), pelo canal da Orquestra no YouTube e ainda na programação da rádio e do app SulAmérica Paradiso.
Sobre a Orquestra Ouro Preto
Prestigiada em todo o País, a Orquestra Ouro Preto completa 21 anos de atividades. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.
A orquestra atua também em projetos sociais e educacionais que vão além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo tem 12 trabalhos registrados em CD,7 DVDs.
Criada em 2019, a Academia Orquestra Ouro Preto é um projeto socioeducacional patrocinado pela SulAmérica que propõe o desenvolvimento técnico de músicos que já possuam conhecimento em seu instrumento, para emergir na prática da música em conjunto.
Atualmente conta com 42 bolsistas, com idades entre 18 e 28 anos. Os alunos têm em comum a paixão pela música e enxergam nela um futuro promissor como porta de entrada para a transformação de realidades sociais por meio da cultura.