Logo Folha de Pernambuco

Instrumental

Orquestra Sinfônica do Recife: concertos gratuitos nesta terça (9) e quarta (10) no Santa Isabel

Sob regência do maestro Lanfranco Marcelletti Jr. e participação especial do solista James Strauss, os concertos têm início às 20h

Orquestra Sinfônica do RecifeOrquestra Sinfônica do Recife - Foto: Andréa Rêgo Barros

Dois concertos ganham apresentação gratuita nesta terça (9) e na quarta-feira (10), sob a regência do maestro Lanfranco Marceletti Jr. e participação do solista James Strauss,  no Teatro de Santa Isabel, dentro das celebrações da produção musical erudita dos séculos XVIII e XIX.

As apresentações serão transmitidas via canal no YouTube da Prefeitura do Recife (concerto de amanhã) e Rádio Frei Caneca  - 101,5 FM (concerto da quarta-feira), para acolhimento ao público que deseja acompanhar os concertos e não pode comparecer in loco.

E dessa vez os concertos vão priorizar quem não conseguiu assistiu à Orquestra em sua última passagem pelo Santa Isabel. Para este público, haverá prioridade no acesso, desde que tenha deixado o nome previamente cadastrado. Para os demais, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.
 


 
Os concertos
Para o programa das noites o maestro Lanfranco Marcelletti Jr. ensaiou peças com os músicos da Orquestra, contemplando desde a tradição européia, representada pelos compositores Felix Mendelssohn e Luigi Gianella, até a produção erudita brasileira, evocada pela peça “Sinfonia Fúnebre”, composta pelo padre carioca José Maurício Nunes Garcia.
 
A sinfonia de José Maurício, celebrado como o mais importante compositor brasileiro de sua época e um dos primeiros compositores de relevância no País, abrirá a apresentação, seguida do “Concerto Lúgubre” para Flauta e Orquestra (1821), de Luigi Gianella, executada com a participação especial do solista James Strauss. 
  
O repertório será finalizado com a Sinfonia nº 3 em Lá menor “Escocesa”, de Felix Mendelssohn, com a execução dos movimentos “Andante con moto - Allegro un poco agitato”, “Vivace non troppo”, “Adagio” e “Allegro vivacissimo - Allegro maestoso assai”.

A Orquestra Sinfônica do Recife volta a se apresentar no próximo dia 6 de setembro, para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil.

Mês da Juventude
E em celebração ao mês da Juventude, a Orquestra Sinfônica do Recife apresentará nesta terça um concerto-aula para formação de novos públicos à música erudita na cidade, em articulação entre a Secretaria de Cultura, Secretaria Executiva de Juventude e Secretaria de Educação de Pernambuco.

Participarão da apresentação, com início às 10h30, pelo menos 250 jovens de escolas públicas e do coletivo juvenil Amor e Esperança, de Nova Descoberta.

Serviço
Temporada 2022 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Terça-feira (9) e quarta-feira (10), 20h, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Acesso gratuito - ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes das apresentações

Veja também

Newsletter