Logo Folha de Pernambuco

Música erudita

Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã estreia espetáculo no Teatro Santa Isabel

Concerto "Suíte draconiana", de Bruno Oliveira, tem quatro movimentos ("Fanfarra", "Intermezzo", "Canção de ninar" e "Rapsódia"); esse será quarto concerto oficial da temporada

Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã promove estreia mundial de espetáculo no Teatro Santa IsabelOrquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã promove estreia mundial de espetáculo no Teatro Santa Isabel - Foto: Mike Torres / Ascom OCC

Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã promove, nesta terça-feira (5), a partir das 20h, uma estreia mundial em seu quarto concerto oficial da temporada, no Teatro de Santa Isabel, região central do Recife, com o espetáculo “Suíte draconiana”, de Bruno Oliveira.

O espetáculo será dividido em quatro movimentos: “Fanfarra”, “Intermezzo”, “Canção de ninar” e “Rapsódia”.

A Orquestra Criança Cidadã é um projeto realizado com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realização da Funarte.
 

A apresentação
Natural do Recife, o compositor, guitarrista e orquestrador Bruno Oliveira atualmente reside em Los Angeles, Estados Unidos, e tem um processo criativo baseado na combinação de sonoridades distintas - clássica, étnica, metal e eletrônica, por exemplo. 

Inspirada no filme “Como treinar o seu dragão” (2010), que levou Bruno Oliveira a seguir na  criação de trilhas sonoras, a suíte sinfônica, tem como principais referências musicais as composições originais do norte-americano Michael Kamen (1948-2003), autor de temas famosos escritos para Hollywood, como as de "Os três mosqueteiros", "Os 101 dálmatas", "Mr. Holland - Adorável professor", "Robin Hood - O príncipe dos ladrões" e "X-men".

“Eu já estava estudando composição, na época, mas quando eu fui para a Berklee, compus músicas tentando reescrever a trilha desse filme, porém com influência das dos anos 1990. Escrevi a ‘Suíte draconiana’ para uma orquestra de nível de conservatório, de forma que a peça apresentasse desafios, mas que também fosse relativamente simples de executar e que a galera realmente curtisse”, comenta o compositor.

Regência
A suíte será regida pelo maestro José Renato Accioly, que dará continuidade à apresentação com mais três peças: o "Concerto duplo para violinos em ré menor BWV 103", em três movimentos, de Johann Sebastian Bach, com as solistas Jammily Pâmmella de Andrade e Jéssica do Monte; o "Concertino para clarineta em mi bemol maior, op. 26", de Carl Maria von Weber, com a solista Alexsandra Tenório; e a "Suíte folclórica inglesa", em três movimentos, do compositor inglês Ralph Vaughan Williams.

Outros trabalhos
Entre outros trabalhos, Oliveira assina composições para o curta-metragem “Circular ruins”, premiado como Melhor Filme Experimental no Be Epic London International Film Festival de 2021, a série chinesa de 12 episódios “Super density” e o curta “Giraffe”, premiado várias vezes em festivais, incluindo em Melhor Trilha Sonora Original no Hollywood Blood Horror Festival de 2022. Suas composições também podem ser ouvidas em videogames, como o puzzle Chibi Maruko Chan Cheerful Spirit, da desenvolvedora Gamania.

SERVIÇO:
Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã - 4° Concerto Oficial da Temporada 2024
Quando: 5 de novembro de 2024, às 20h
Entrada gratuita (com distribuição de ingressos uma hora antes do concerto)
Onde: Teatro de Santa Isabel - Praça da República, Santo Antônio, Recife - PE
Informações no site da Orquestra Criança Cidadã (pode ser consultada a programação completa de apresentações da Orquestra)

Veja também

Agnaldo Rayol: legado inestimável e carreira que atravessou décadas
AGNALDO RAYL

Agnaldo Rayol: legado inestimável e carreira que atravessou décadas

Morto aos 86 anos, Agnaldo Rayol não deixou herdeiros, após morte prematura de primeiro filho
LUTO

Morto aos 86 anos, Agnaldo Rayol não deixou herdeiros, após morte prematura de primeiro filho

Newsletter