Música

Ortinho lança EP "Caruarus" nesta sexta (28)

Beirando o São João, cantor inova e traz quatro músicas de forró que remete sua origem

OrtinhoOrtinho - Foto: Isabela Martini/Divulgação

Na vibe do xote, forró e rock rural, o caruaruense Ortinho lançou um EP de quatro músicas, com participações mais que especiais de Chico César, Zeca Baleiro, Lula Viegas, Josildo Sá, Anastácia e Yuri Queiroga. Este último, também responsável pela produção do disco que leva um título mais que representativo: “Caruarus”. O som chega nas plataformas digitais nesta sexta-feira (28).

Residindo em São Paulo, Ortinho resolveu inovar e encarar o desafio de mergulhar no forró, ritmo o qual é símbolo do lugar em que nasceu, mas nunca foi seu segmento de trabalho. O cantor celebrou seus 15 anos de carreira em 2015 e seguiu em projetos de sucesso como o “Nordeste psicodélico”, junto a uma banda que era embalada por muita música dos anos 1970. 

Em 2019, após oito anos de hiato, o artista lançou seu disco, "Nas esquinas do coração". Sua divulgação foi estancada devido à pandemia de Covid-19. E foi neste contexto de solitude, distanciamento, que Ortinho refletiu sobre a falta de uma produção que homenageasse seu povo, sua regionalidade, mesmo relembrando a cidade em todos seus trabalhos. 

“Foi compondo com Josildo (Sá) que me despertou essa vontade de ovacionar a minha terra natal, que tem um legado tão importante na cultura de Pernambuco e do Brasil. Aproveitei para abrir a parceria com amigos que já conhecia há tempos, mas não tínhamos tido a chance de trabalharmos juntos”, explicou. 

OrtinhoOrtinho Foto: Isabela Martini/Divulgação

José Teles, jornalista, escritor e pesquisador da música popular descreveu “Caruarus” e suas faixas como “Um arrasta pé pra fazer poeira levantar”. Sobre a canção “A Vida É Um Poema”, o entusiasta comenta que há um equilíbrio entre a sonoridade vintage do forró dos anos 1960 com um arranjo bem contemporâneo.

Beirando o São João, a divulgação está de vento em poupa. “As pessoas estão adorando, se divertindo, vendo um pouco de alegria em tempos tão sombrios. Aproveitem para armar um ‘palhoção’ na sala e curtir a festa junina em casa mesmo”, completou Ortinho. “Caruarus” também é o nome do disco completo que está previsto para ser lançado em 2022, ainda na esperança que o forró volte a ser dançado de perto. 

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter