Os cinco maiores crossovers do cinema
Se um personagem querido atrai muito lucro, dois personagens queridos atraem muito mais
Um crossover é o encontro de dois universos cinematográficos ou o encontro de dois grupos inseridos no mesmo universo em um filme ou série. Essa técnica que pode ser atribuída ao marketing, ganhou grande destaque com o desenvolvimento do MCU (Universo Cinematográfico Marvel), sendo o primeiro filme dos Vingadores a unir os heróis.
Antes disso só havia menções e referências entre um personagem ou outro, servindo de base para a introdução do crossover.
Mas Vingadores não foi o primeiro filme a utilizar essa fórmula. Na década de 30 e 40 a Universal iniciou o que seria mais tarde um marco para o desenvolvimento do terror.
Aliado ao expressionismo alemão, os primeiros monstros clássicos ganharam seus filmes e respectivamente seus encontros fatais.
O primeiro crossover do cinema ocorreu em 1943 e se chamava "Frankenstein Encontra O Lobisomem" seguido de mais três filmes e introduzindo o Drácula para completar o grupo.
Segue a lista dos maiores crossovers do cinema:
MCU
Em 2012 foi lançado pela Marvel Studios o primeiro de uma série de filmes que colocaria lado a lado os famosos heróis das HQ´s. Os filmes, em ordem cronológica, são: Vingadores; Vingadores: Era de Ultron (2015); Capitão América: Guerra Civil (2016); Vingadores: Guerra Infinita (2018); Vingadores: Ultimato (2019).
Em outros filmes há a participação de heróis, mas em vista das principais produções impostas como crossover, não passam de pequenas introduções ou fundamentos para o universo compartilhado.
Disponível no Disney Plus
Alien vs Predador
Em 1979 apareceu um dos primeiros monstros eternizados na cultura nerd e um dos pilares do terror contemporâneo: Alien. Oito anos depois outro extraterrestre deixou o público de cabelo em pé: Predador.
A princípio não houve grande interesse em uma produção ligando os dois personagens, mas no segundo filme do Predador há uma cena mostrando o crânio e a coluna de um alien. Diversas teorias foram desenvolvidas e com a acessibilidade da internet o desejo do público se manifestou.
Em 2004 foi lançado Alien vs Predador, mostrando a relação entre os dois espécimes e colocando os humanos no fogo cruzado de uma antiga guerra.
Disponível no Telecine
Freddy vs Jason
Um louco mascarado e um enviado do inferno, uma parceria que poderia muito bem deixar os moradores de Springwood malucos, mas só há um problema: Amizade, amizade, assassinatos à parte.
Com o passar dos anos Freddy foi sendo esquecido e perdendo seus poderes, o seu acordo de liberdade condicional do inferno estava para acabar quando ele tem a ideia de ressuscitar Jason e voltar a aterrorizar. O plano funciona, mas os dois se desentendem e entram em um combate mortal entre dois mortos-vivos (2003).
Disponível no HBO GO
DCU
A Warner, produtora dos filmes baseados nas histórias da Detetive Comics já produziu diversos filmes, mas sem ligações entre eles ou sagas isoladas do universo principal: DCU.
Teoricamente o atual universo, onde está inserido o crossover Liga da Justiça, iniciou com O Homem de Aço (2013). O primeiro filme que introduziu a trindade da justiça juntos foi Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), seguido do segundo encontro dos heróis e a introdução de novos, Liga da Justiça (2017).
Seguindo a fórmula DC em relação ao universo compartilhado o crossover introduz novos personagens e depois os distribui em produções individuais. Essa não é exatamente uma regra, mas é o fenômeno observado em Batman vs Superman e Liga da Justiça.
Disponíveis na Netflix
Godzilla vs Kong
O encontro do símio assassino de feras e o Deus dos Monstros é a mais recente novidade cinematográfica em 2021. O anúncio do embate do século deixou a internet em polvorosa. Já surgiram teorias, times e debates sobre quem ficará de pé e quem cairá.
O combate já ocorreu nas telonas em 1962 e não houve vencedores. O lançamento, 26 de março, foi adiado em cinco dias e o filme será lançado simultaneamente nos cinemas e na plataforma de streaming HBO GO.
Lançamento 31 de março nos cinemas e HBO GO
Os fãs brigam pelos times que defendem, mas não tem nada melhor que sentar e aproveitar os embates ao lado de um bom perdedor ou um mal apostador. #TeamKong