Logo Folha de Pernambuco
premiação

Oscar terá prêmio para dublês a partir de 2027

Ramo de produção e tecnologia da Academia já conta com mais de 100 profissionais da área

OscarOscar - Foto: Valerie Macon/AFP

Depois de anos de apelos por um Oscar que reconheça a arte dos dublês, a Academia de Cinema decidiu criar oficialmente uma categoria dedicada a essa área. O prêmio de realização em design de dublês será incluído a partir da 100ª edição do Oscar, que vai contemplar os filmes lançados em 2027, anunciou a instituição nesta quinta-feira.

“Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte essencial da produção cinematográfica”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da instituição, Janet Yang, em comunicado conjunto. “Temos orgulho de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e parabenizamos todos pelo compromisso e dedicação que os trouxeram até este momento histórico.”

O ramo de produção e tecnologia da Academia conta com mais de 100 dublês entre seus membros. David Leitch, diretor de The Fall Guy foi um dos principais nomes por trás da campanha pelo novo prêmio.

Ele começou a carreira como dublê de estrelas como Brad Pitt antes de migrar para a direção, com filmes repletos de cenas de ação, como John Wick. Ao lado do coordenador e designer de dublês Chris O’Hara, da Stunts Unlimited, Leitch apresentou propostas à Academia defendendo a criação da nova categoria.

“Dublês são essenciais em todos os gêneros de filme e fazem parte da história do cinema desde o começo — desde o trabalho inovador de pioneiros como Buster Keaton, Harold Lloyd e Charlie Chaplin, até a arte inspiradora dos designers, coordenadores, performers e coreógrafos de hoje”, disse Leitch em comunicado nesta quinta-feira. “Chris O’Hara e eu passamos anos trabalhando para tornar esse momento realidade, apoiados no legado dos profissionais que lutaram incansavelmente por reconhecimento ao longo das décadas. Estamos profundamente gratos.”

A designação “designer de dublês” é relativamente nova. Por seu trabalho em The Fall Guy, O’Hara foi o primeiro a ser creditado com esse título.

“Ser reconhecido pela comunidade do cinema como designers de dublês ajuda, esperamos, a lançar mais luz sobre o que realmente fazemos”, disse O’Hara à Associated Press em 2024. “Antigamente, os dublês eram os caubóis. Agora somos criativos. Criamos coisas incríveis, assim como faz um designer de produção ou de figurino.”

Na cerimônia de 2024, o Oscar já havia prestado uma homenagem à comunidade dos dublês com um vídeo especial que percorreu mais de 100 anos de cenas de ação em Hollywood — de Chaplin e Keaton a Missão: Impossível e Matrix.

Outras premiações saíram na frente nesse reconhecimento: o Emmy já contempla categorias de coordenação e performance de dublês, enquanto o SAG Awards premia elencos de dublês na TV e no cinema.

Mais recentemente, o Oscar também anunciou a criação de um prêmio de realização em direção de elenco, a partir dos filmes lançados em 2025. Assim como esse, ainda não está definido se o novo prêmio de design de dublês fará parte da transmissão ao vivo da cerimônia.

Veja também

Newsletter