100 ANOS

Osman Lins: autor de "Lisbela e o Prisioneiro" recebe homenagem da Cepe no dia do seu centenário

Nascido em Vitória de Santo Antão, Osman Lins é tema de revista lançada nesta sexta-feira (5)

Osman Lins morreu em 1978Osman Lins morreu em 1978 - Foto: Acervo da família

Osman Lins (1924-1978) completaria 100 anos nesta sexta-feira (5). Autor de “Lisbela e o Prisioneiro”, entre outras obras marcantes, o autor pernambucano recebe homenagem da Cepe Editora. 
 

O escritor é o tema da 7ª edição da revista Pernambuco, editada pela Cepe, com um dossiê de 33 páginas. A publicação foi lançada no Festival Osman Lins 100 Anos, realizado na manhã desta sexta, na cidade de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, onde o autor nasceu.

Na revista, a filósofa e doutora em Letras pela USP Darcy Attanasio assina um artigo que apresenta Osman a partir dos especialistas que estudam o legado do escritor. Uma reportagem da jornalista Danielle Romani e do fotógrafo Leopoldo Conrado Nunes revisitam o bairro Matriz, onde o escritor passou a infância e a adolescência. 

Outro artigo, da professora Renata Pimentel, esmiúça o estudo analítico que Osman dedicou ao carioca Lima Barreto. Já Rodrigo Fonseca, jornalista e crítico de cinema, aborda a produção audiovisual, passando pela adaptação de “Lisbela e o Prisioneiro”, em 2003, e outros exemplos.

Ainda celebrando o centenário de Osman Lins, a Cepe prepara um lançamento em parceria com a Editora UFPE. Será a terceira edição de “Guerra sem Testemunhas”, ensaio originalmente publicado pelo pernambucano em 1969, que deve chegar aos leitores no segundo semestre deste ano. 
 

Veja também

Filhos afastados de Cid Moreira pediram abertura de inventário horas após morte do apresentador
HERANÇA

Filhos afastados de Cid Moreira pediram abertura de inventário horas após morte do apresentador

Odara Ôdesce faz 12 anos e celebra com show de Daniela Mercury neste sábado (5)
festa

Odara Ôdesce faz 12 anos e celebra com show de Daniela Mercury neste sábado (5)

Newsletter