Logo Folha de Pernambuco

Paço do Frevo

Protagonismo feminino e consciência negra nas expressões culturais ganham debate virtual

Debate virtual está marcado para a próxima quarta-feira (25) com representantes femininas do frevo e do tambor de crioula, patrimônio do Maranhão

Tambor de CrioulaTambor de Crioula - Foto: Acervo Iphan

“A Punga, o Passo e o protagonismo feminino no Frevo e no Tambor de Crioula” são temas de debate virtual promovido pelo Paço do Frevo nesta quarta-feira (25), incrementando as celebrações do Mês da Consciência Negra.

No Observatório Digital do Frevo a conversa virtual será realizada via Zoom, a partir das 14h, e contará com a participação de mulheres pesquisadoras e fazedoras da cultura, que representam cada um dos Patrimônios Imateriais reconhecidos pelo Iphan: Simei Dantas e Joelma Evaristo.

 

Simei é coordenadora do Projeto de Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa e foi Gestora Cultural do Projeto Salvaguarda do Tambor de Crioula. Além disso, é assistente social, arte-educadora e artesã, especialista na confecção de pulseiras, colares, saias e souvenirs do Tambor de Crioula do Maranhão. 

Já Joelma Evaristo é ativista, militante defensora da cultura e agente de Cultura Viva. É também flabelista e fundadora do Bloco Carnavalesco Lírico Flabelo do Amor, bailarina do FORM & ART Balé Folclórico de Jaboatão, Dama do Passo, coreógrafa e fundadora da Nação do Maracatu Aurora Africana.

O evento é gratuito e, para participar, basta ter se inscrever pelo formulário digital do Paço do Frevo disponível no link tinyurl.com/frevoepunga. No dia do encontro, um e-mail com um link de acesso para a sala virtual será enviado para o endereço cadastrado na inscrição.

Serviço:
Observatório Digital do Frevo
"A Punga, o Passo e o protagonismo feminino no Frevo e no Tambor de Crioula"
Quarta-feira (25), a partir das 14h
 

Veja também

Newsletter