Paço do Frevo: encontro virtual inédito do frevo com o samba de roda do Recôncavo
Primeira edição digital do Observatório do Frevo será no próximo dia 30, das 16h às 18h, reunindo Alexnaldo Santos, da Casa do Samba, e Júlio Vila Nova, do Coletivo dos Blocos Líricos
Leia também
• Paço do Frevo retoma atendimento ao público a partir desta quinta (10)
• Paço e Cais são finalistas do Prêmio Rodrigo de Melo Franco
• Paço do Frevo discute Objetivos da ONU e Patrimônio Cultural
O frevo recifense e o samba de roda do Recôncavo Baiano, dois patrimônios culturais da humanidade, reconhecidos pela Unesco, se encontram em um diálogo afetivo na primeira edição digital do Observatório do Frevo - programa de debates e pesquisas sobre frevo, patrimônios e cultura popular -, que acontece no próximo dia 30, numa sala online, das 16h às 18h. O evento faz parte da programação online preparada pelo Paço do Frevo para a Primavera dos Museus, partir do tema “Mundo Digital - Museus em Transformação”.
Nesta edição digital do Observatório do Frevo, participarão os debatedores Alexnaldo Santos, sambador, compositor, gestor cultural da Casa do Samba Mestre Celino Terra Nova-BA e Coordenador Administrativo da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA) e Júlio Vila Nova, integrante do Coletivo dos Blocos Líricos, presidente do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos presidente do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, pesquisador e professor de Letras da UFRPE.
A mediação do encontro será realizada por Luiz Santos, historiador e assistente de pesquisa do Paço do Frevo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: tinyurl.com/frevoesamba.
Segundo Vanessa Marinho, historiadora e coordenadora de conteúdo do Paço do Frevo, o evento é uma oportunidade única de troca entre essas duas expressões. “O diálogo entre estes dois Patrimônios da Humanidade é de suma importância, por possibilitar o reconhecimento das similaridades, das diferenças, dos desafios e das aproximações que os envolvem, permitindo a construção de reflexões e ações coletivas que tragam benefícios mútuos, não só para o Frevo ou para o Samba do Recôncavo, mas para uma dimensão mais ampla do patrimônio imaterial”, disse.
Com o tema “Cordas e Batuques em harmonia: ações coletivas no Frevo e no Samba de Roda”, o Observatório irá provocar debates e reflexões sobre como os grupos de Frevo e do Samba de Roda têm se articulado em coletivos, em busca da promoção de ações de salvaguarda, e como desenvolveram autonomia para manter e valorizar seus bens culturais.
Sobre os participantes do Observatório Digital do Frevo:
Alexnaldo Santos - sambador, compositor, articulador e gestor cultural da Casa do Samba Mestre Celino Terra Nova-BA e Coordenador Administrativo da ASSEBA, Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia. A ASSEBA foi criada em 2005 a partir da articulação de grupos de Samba de Roda do Recôncavo Baiano, estimulados pelo processo de registro como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN. Desde então foram realizados vários projetos e ações de valorização dos saberes e tradições do Samba de Roda. A Associação conta com aproximadamente 120 grupos de diversas regiões do Estado da Bahia.
Júlio Vila Nova - presidente do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, pesquisador e professor de Letras da UFRPE. Escreveu o livro "Panorama de Folião: o carnaval de pernambuco na voz dos blocos líricos" e integra o Coletivo dos Blocos Líricos - originado das articulações organizadas por vários Blocos Carnavalescos Mistos e Líricos com o intuito de fomentar encontros e projetos que contribuam para valorização do frevo.
Serviço:
Observatório Digital do Frevo
Tema:
Cordas e Batuques em harmonia: ações coletivas no Frevo e no Samba de Roda
Data e horário:
30/09/2020, das 16h às 18h
Inscrições:
tinyurl.com/frevoesamba
O evento acontecerá no Zoom, plataforma digital de videoconferência. A inscrição será confirmada por email com o link para acesso à sala no dia do evento.
Informações:
(81) 3355-9504 | comunicaçã[email protected]