Recife

Paixão de Cristo do Recife com Jesus negro e referências contemporâneas estreia neste domingo (16)

Espetáculo será apresentado em três sessões no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem

Espetáculo traz referências contemporâneas e Jesus negro Espetáculo traz referências contemporâneas e Jesus negro  - Foto: TFN

A história de Jesus (re)contada sob o prisma da contemporaneidade, com um Cristo negro e em contexto que traz à tona temas como o drama dos refugiados no mundo e a subversão do entendimento entre fé e poder público.

Esses são alguns dos motes da “Paixão de Cristo do Recife: Jesus, A Luz do Mundo”, espetáculo que entra na 24ª edição e será apresentado neste domingo (16), segunda-feira (17) e na terça (18) no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

O espetáculo, assinado pelo diretor Carlos Carvalho, passou pelo audiovisual durante a pandemia da Covid-19 e nesta nova versão, ganha proximidade com o público que vai contemplar a apresentação ao vivo, com as vozes dos artistas ecoando sem dublagem, em texto declamado, sem gravações.

 


“Estar em um teatro favorece a conexão com o público, pois tudo é vivo, plateia e artistas estão em plena sinergia”, ressalta Carvalho, complementando que entre as adaptações está o Sermão da Montanha. “No Sermão, Jesus se autoproclama refugiado, pois teve que ser levado ao Egito, ao nascer, visto que Herodes pretendia matar todas as crianças com até cinco anos de idade nascidas em Jerusalém. O personagem afirma ser tratado como estrangeiro em sua terra natal”.

Elenco
Para a apresentação, o elenco, composto por 30 personagens, também foi renovado. No papel de Jesus está o ator negro, recifense, Asaías Rodrigues (Zaza).

Estreante na Paixão de Cristo do Recife, mas com vivências com outras versões do espetáculo, Zaza considera que sua participação lhe trará “Uma grande experiência, visto que minha ligação com essa energia ‘crística’ é imensa”.

Assim como Isaías, negra também será a atriz que dará vida a Maria, a pernambucana Gheuza, que interpretou Madalena no filme de 2021. Estas duas personagens, inclusive, representam uma troca de papéis entre as intérpretes, já que Angélica Zenit será a Madalena, no teatro, enquanto deu vida à mãe de Jesus, na película. 

Outros destaques no elenco são a presença de Douglas Duan como Caifás, e Marcos Brandão, interpretando Herodes em sua estreia na Paixão.  Na assistência de direção e iluminação está Eron Villar e na sonoplastia, o maestro da Orquestra Sinfônica do Recife, José Renato Accioly.

 
Serviço
24ª Paixão de Cristo do Recife: Jesus, A Luz do Mundo

Dias 16, 17 e 18 de outubro no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), em Boa Viagem
Domingo, 18h e Segunda e Terça, às 20h
Ingressos 1 kg de alimento não perecível a ser trocado na bilheteria do teatro às 17h do dia 16 de outubro

Veja também

"Atazanado": Rodrigo Sant'Anna traz stand up ao Recife
HUMOR

"Atazanado": Rodrigo Sant'Anna traz stand up ao Recife

Gil do Vigor critica embate entre Datena e Marçal que culminou com cadeirada
OPINIÃO

Gil do Vigor critica embate entre Datena e Marçal que culminou com cadeirada

Newsletter