FESTIVAL

Panela do Jazz leva primeira edição do Festival para o Sertão

Spok Quinteto e Beto Hortis são algumas das atrações durante três dias de shows em Triunfo

Spok QuintetoSpok Quinteto - Foto: Edson Acioli

O Festival Panela do Jazz estreia para além da capital pernambucana, com edição no Sertão, mais precisamente na cidade de Triunfo. Em três dias de apresentações gratuitas – a partir desta sexta-feira (16) até o domingo (18) -  Spok Quinteto, Betto do Bandolim, Beto Hortis e outras atrações, integram a programação no Cine Teatro Guarany, espaço que vai sediar o evento. 

A interiorização integra a expansão do festival, nascido no Recife e realizado anualmente. “A edição no Sertão Pajeú é muito importante para o Panela do Jazz porque amplia o alcance da música, promove a cultura, as interações regionais e estimula a arte. 


O evento está especial porque conta com nomes representativos do gênero musical e ocorre em um espaço símbolo da cultura nordestina, o centenário Cine Teatro Guarany", avalia o idealizador e diretor do festival, Antonio Pinheiro.


Programação
Sexta-feira

A maratona de shows em Triunfo inicia às 19h, com apresentações marcadas por experimentações do jazz e pela fusão do gênero com a musicalidade brasileira e internacional. 

O primeiro a subir ao palco, na sexta-feira (16), será Augusto Silva & Frevo Novo - formação criada para explorar múltiplas potencialidades sonoras, do jazz aos ritmos africanos e nordestinos, através de bateria, percussão, tuba, guitarra e trompete, experiência materializada no disco “Quebra Cabeça”, lançado neste ano. 

O compositor pernambucano Hugo Linns vem a seguir, com repertório que funde elementos urbanos à world music e à música de Pernambuco. Já o sanfoneiro Beto Hortis encerra o primeiro dia com apresentação de clássicos de ritmos instrumentais repaginados pela inventividade da sanfona. Forrós, valsas, salsas, chorinho e frevos devem conduzir o show. 

Hugo Linns, cantor e compositor pernambucano


Sábado
O segundo dia tem o Chorinho da Roça, trio que embala repertório de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, entre outros. A noite segue com apresentação de Lais de Assis Trio, liderado pela violeira e integrado por Alex Santana (tuba) e Gilú Amaral (percussão), percorrendo sonoridades da música nordestina. O encerramento fica por conta de Spok Quinteto, com participação da banda Isaias Lima

Domingo
O último dia do festival em Triunfo tem início com show do músico sertanejo Johnathan Malaquias, instrumentista e arranjador, com versatilidade criativa na produção de choros e valsas a tangos, maxixes e forrós. O compositor e arranjador Betto do Bandolim se apresenta em seguida com set list preparado para o festiva.

Beto do Bandolim, referência do choro no EstadoBetto do Bandolim

O Panela do Jazz no Sertão é encerrado por Diana Mota, carioca e exímia instrumentista, ex-integrante da Orquestra Filarmônica de Brasília. A performance deve passear por ijexê, maracatu, samba e outros ritmos do álbum “SoulAfroBrasileira” (2021), com atuação enquanto cantora, arranjadora, compositora e multi-instrumentista.   

 

Grade de shows

Sexta-feira, 16
19h – Augusto Silva & Frevo Novo
20h – Hugo Linns com o álbum “Atemporal”
21h – Beto Hortis Quarteto

Sábado, 17
19h – Chorinho da Roça
20h – Laís de Assis Trio
21h – Spok Quinteto, com participação da banda Isaias Lima

Domingo, 18
19h – Jonhnathan Malaquias
20h – Betto do Bandolim 
21h – Diana Mota 

Veja também

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman
Crítica

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''
ASSALTO

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''

Newsletter