Logo Folha de Pernambuco

FESTIVAL

Panela do Jazz leva primeira edição do Festival para o Sertão

Spok Quinteto e Beto Hortis são algumas das atrações durante três dias de shows em Triunfo

Spok QuintetoSpok Quinteto - Foto: Edson Acioli

O Festival Panela do Jazz estreia para além da capital pernambucana, com edição no Sertão, mais precisamente na cidade de Triunfo. Em três dias de apresentações gratuitas – a partir desta sexta-feira (16) até o domingo (18) -  Spok Quinteto, Betto do Bandolim, Beto Hortis e outras atrações, integram a programação no Cine Teatro Guarany, espaço que vai sediar o evento. 

A interiorização integra a expansão do festival, nascido no Recife e realizado anualmente. “A edição no Sertão Pajeú é muito importante para o Panela do Jazz porque amplia o alcance da música, promove a cultura, as interações regionais e estimula a arte. 


O evento está especial porque conta com nomes representativos do gênero musical e ocorre em um espaço símbolo da cultura nordestina, o centenário Cine Teatro Guarany", avalia o idealizador e diretor do festival, Antonio Pinheiro.


Programação
Sexta-feira

A maratona de shows em Triunfo inicia às 19h, com apresentações marcadas por experimentações do jazz e pela fusão do gênero com a musicalidade brasileira e internacional. 

O primeiro a subir ao palco, na sexta-feira (16), será Augusto Silva & Frevo Novo - formação criada para explorar múltiplas potencialidades sonoras, do jazz aos ritmos africanos e nordestinos, através de bateria, percussão, tuba, guitarra e trompete, experiência materializada no disco “Quebra Cabeça”, lançado neste ano. 

O compositor pernambucano Hugo Linns vem a seguir, com repertório que funde elementos urbanos à world music e à música de Pernambuco. Já o sanfoneiro Beto Hortis encerra o primeiro dia com apresentação de clássicos de ritmos instrumentais repaginados pela inventividade da sanfona. Forrós, valsas, salsas, chorinho e frevos devem conduzir o show. 

Hugo Linns, cantor e compositor pernambucano


Sábado
O segundo dia tem o Chorinho da Roça, trio que embala repertório de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Altamiro Carrilho, entre outros. A noite segue com apresentação de Lais de Assis Trio, liderado pela violeira e integrado por Alex Santana (tuba) e Gilú Amaral (percussão), percorrendo sonoridades da música nordestina. O encerramento fica por conta de Spok Quinteto, com participação da banda Isaias Lima

Domingo
O último dia do festival em Triunfo tem início com show do músico sertanejo Johnathan Malaquias, instrumentista e arranjador, com versatilidade criativa na produção de choros e valsas a tangos, maxixes e forrós. O compositor e arranjador Betto do Bandolim se apresenta em seguida com set list preparado para o festiva.

Beto do Bandolim, referência do choro no EstadoBetto do Bandolim

O Panela do Jazz no Sertão é encerrado por Diana Mota, carioca e exímia instrumentista, ex-integrante da Orquestra Filarmônica de Brasília. A performance deve passear por ijexê, maracatu, samba e outros ritmos do álbum “SoulAfroBrasileira” (2021), com atuação enquanto cantora, arranjadora, compositora e multi-instrumentista.   

 

Grade de shows

Sexta-feira, 16
19h – Augusto Silva & Frevo Novo
20h – Hugo Linns com o álbum “Atemporal”
21h – Beto Hortis Quarteto

Sábado, 17
19h – Chorinho da Roça
20h – Laís de Assis Trio
21h – Spok Quinteto, com participação da banda Isaias Lima

Domingo, 18
19h – Jonhnathan Malaquias
20h – Betto do Bandolim 
21h – Diana Mota 

Veja também

Festival Recife do Teatro Nacional reúne grandes nomes da atuação, a partir desta quinta-feira (21)
Artes Cênicas

Festival Recife do Teatro Nacional reúne grandes nomes da atuação, a partir desta quinta-feira (21)

Após cancelar Farofa, Gkay quer transformar evento em "maior festival de música do Brasil"
farofa da gkay

Após cancelar Farofa, Gkay quer transformar evento em "maior festival de música do Brasil"

Newsletter