Logo Folha de Pernambuco

Cinema

"Pantera Negra: Wakanda Para Sempre": o que você precisa saber sobre o novo filme da Marvel

Com a morte do ator Chadwick Boseman, sequência do filme "Pantera Negra" precisou ter sua história modificada

Novo Novo  - Foto: Divulgação

A ausência de Chadwick Boseman deixou uma enorme lacuna para a sequência de "Pantera Negra", filme que fez história, em 2018, ao conquistar uma legião de fãs e faturar bilhões em bilheteria, levando representatividade negra para as telas de cinema. Sem seu principal astro, a franquia precisou redirecionar seu foco e iniciar um novo caminho nos cinemas.
 


O ator morreu em 2020, aos 43 anos, vítima de um câncer. Com a decisão da Marvel Studios de não escalar um outro ator para viver o rei T'Challa, as personagens femininas que acompanharam o herói no primeiro filme ganharam protagonismo em "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre", que ganha sessões de pré-estreia no Brasil hoje.  

Assim como na vida real, o protetor de Wakanda morre logo no início do novo longa-metragem. O que os trailers e vídeos de bastidores revelam é que o personagem - e Chadwick, por consequência - será homenageado com um cortejo realizado por seu povo, com direito a música e dança. 
 

Trama do filme
Ryan Coogler
, diretor do primeiro filme, retorna à direção e, mais uma vez, divide o roteiro com Joe Robert Cole. Na trama escrita por eles, a poderosa nação africana de Wakanda encontra-se vulnerável após a morte do seu líder. Além de lidar com a perda do filho, a rainha Ramonda (Angela Bassett) precisa agir para defender seus país das potências mundiais que querem se aproveitar dessa fragilidade. 

Para conseguir cumprir com suas responsabilidades, a soberana contará com a ajuda de outras mulheres também marcadas pelo luto. Shuri (Letitia Wright), irmã mais nova de T'Challa, a espiã Nakia (Lupita Nyong'o) e a guerreira Okoye (Danai Gurira) se unem à rainha na tentativa de encontrar novos caminhos para Wakanda, com apoio também de M'Baku (Winston Duke) e Everett Ross (Martin Freeman). 

Novos personagens
"Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" introduz alguns novos personagens ao Universo Cinematográfico da Marvel. Um dos mais esperados pelo público é Namor, que sofreu algumas mudanças em relação às suas origens nos quadrinhos. Diferente das HQs, o no filme o Príncipe Submarino comanda o reino submerso de Talocan, ao invés da lendária Atlântida. Essa alteração ocorre para que ninguém confunda o antagonista com o Aquaman, super-herói da DC Comics interpretado por Jason Momoa no cinema. 
 

A disputa internacional pelo Vibranium, metal que é fonte do poder e das riquezas de Wakanda, coloca a nação em rota de colisão com Talocan, que também possui o material em abundância. No filme, a nação submarina é representada como uma antiga civilização da América Latina. O ator mexicano Tenoch Huerta foi o escolhido para dar vida a Namor.

Outra adição à trama é Riri Willians, vivida pela atriz Dominique Thorne. Conhecida nas HQ's como Coração de Ferro, ela é uma jovem prodígio que construiu uma armadura semelhante à do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.). A Marvel já prepara uma série exclusiva da personagem, que deve estrear no próximo ano. Também está no elenco a atriz e roteirista Michaela Coel, que interpreta Aneka, integrante das Dora Milaje. 

Quem será o Pantera Negra?
Com a morte de T'Challa na história, a maior dúvida que vinha sendo levantada pelos fãs era sobre quem herdaria o título e os poderes do Pantera Negra. Os trailers já divulgados deixam claro que uma mulher é quem assume o manto. Shuri sempre apareceu como favorita para assumir o posto, uma vez que isso já ocorreu nos gibis. No entanto, a postura da atriz Letitia Wright, que durante a pandemia de Covid-19 chegou a defender ideias antivacina, tornou a escolha dela incômoda para grande parte do público. 

Julgando pelo destaque que a Disney vem dando a Letitia em eventos do filme e materiais de divulgação, o estúdio parece ter optado por "passar uma borracha" nas polêmicas. Ao que tudo indica, Shuri deve mesmo ser a nova Pantera Negra de Wakanda, pelo menos neste segundo longa. 

Veja também

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar
CINEMA

Academia confirma 'Ainda estou aqui' como elegível ao Oscar

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)
Cinema rural

Cine-Chã de Camará, o primeiro da Mata Norte, será inaugurado sábado (23)

Newsletter