Logo Folha de Pernambuco

Natal

'#PartiuNatalNoNordeste' leva folguedos nordestinos a espetáculo natalino virtual

Espetáculo leva tradições do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Alagoas ao público

Folguedos nordestinos em espetáculoFolguedos nordestinos em espetáculo - Foto: Antônio Albuquerque/Divulgação

Historicamente, o Nordeste é uma região rica em pluralidade cultural e artística. No Natal, um dos principais festejos do calendário cristão, não seria diferente. Esta é a proposta do espetáculo "#PartiuNatalNoNordeste", que festeja folguedos de quatro estados da Região, entre hoje e o dia 23 de dezembro. Promovido pela Cia Capibaribe de Dança, que atua há 45 anos, a iniciativa faz uma imersão narrativa de uma família gaúcha que sai da região dos pampas gaúchos para viajar ao Nordeste no fim do ano. Através da companhia de dois guias locais, eles são apresentados às tradições folclóricas do Maranhão, Ceará, Pernambuco e Alagoas.

Desta vez, o público acompanha o espetáculo, gratuitamente, através do canal no Youtube, a partir das 20h, até o fim da temporada. Nele, a imersão começa através do Maranhão. Lá, a família Schmidt conhece o tradicional bumba; no Ceará, o coco praieiro e a Folia do Reis; em Alagoas, as espadas do guerreiro; e finalizando em Pernambuco, com os tradicionais  Cavalo-Marinho e o pastoril, dando uma prévia do frevo carnavalesco. 

Segundo Roberto Oliveiro, que dirige o espetáculo, esta época é uma das mais importantes para o calendário cultural nordestino, mostrando a riqueza artística da região. “O ciclo natalino é um dos mais importantes dos festejos do nosso calendário, colocando o Nordeste em destaque devido à riqueza cultural dos seus folguedos, autos e danças populares. É uma das mais belas festas da cristandade, um jeito próprio de celebrar o nascimento de Jesus e renovar a esperança em um mundo melhor", explica o diretor.

ADEQUAÇÕES

Ele conta que precisou adaptar a narrativa às regras da pandemia. “A companhia já existe há 45 anos. Nosso foco são danças regionais e folclóricas. Com a pandemia, houve um total recesso. Mas quando chegou a proposta do projeto, nós elaboramos o texto, eu e Thiago, para fazer o espetáculo de dança, música e teatro. E, aí dentro dessas normas, conseguimos elaborar o projeto.”, argumenta o diretor.

“É bem interessante. É um espetáculo muito difícil, mas também muito poético e muito dinâmico. Tem uma musicalidade boa. Não é fácil fazer um espetáculo em um tempo desses, com todo mundo de máscara e seguindo todas as regras, mas me deixa muito feliz. A arte sempre encontra um jeito de sobressair em meio às dificuldades”, enfatiza Roberto. No espetáculo, participam Dez bailarinos, seis músicos, dois backing vocals e cinco atores.

SERVIÇO
#PartiuNatalNoNordeste
De 15 a 23 de dezembro, às 20h
Transmissão gratuita pelo Youtube no canal “Partiu Natal no Nordeste

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter