Logo Folha de Pernambuco

Cultura+

Passa Disco muda de endereço e reabre com show em galeria no Espinheiro

Loja de discos de Fábio Cabral dá visibilidade à música produzida em Pernambuco e no Nordeste

Fábio Cabral, da loja Passa DiscoFábio Cabral, da loja Passa Disco - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Um dos espaços mais lembrados no Recife quando o assunto é a música de qualidade produzida em Pernambuco e no Nordeste, a loja Passa Disco muda de endereço a partir desta terça-feira (5). Sai de cena o endereço no Shopping Sítio Trindade, no Parnamirim, onde permaneceu por 14 anos e se muda para a Galeria Hora Center (Rua da Hora, 345 - no bairro do Espinheiro).

Para a inauguração, a partir das 19h, haverá apresentação do violonista Cláudio Almeida, recebendo a participação de uma série de convidados, como Cláudia Beija, Geraldo Maia, Gonzaga Leal, Jáder Cabral de Mello (vocalista do Projeto Sal), Mazo Melo, Nonô Germano e Romero Ferro. Na ocasião, Claudionor Germano e Capiba (in memoriam) serão empossados na Academia Passa Disco da Música Nordestina (APDMN).

Leia também:
Feira de Vinil mais descolada do Recife chega ao fim
Quanto vale o play? Serviços de streaming para música dividem opiniões
Discos físicos ainda importam, argumentam artistas


A escolha de Capiba como patrono de Claudionor faz sentido, pois os dois sempre estiveram juntos ao longo de suas carreiras e, além disso, Capiba foi morador do Espinheiro por quase 40 anos, na Rua Barão de Itamaracá, bem próximo à nova Passa Disco. Em 2017, Claudionor Germano completa 85 anos de vida e 70 de carreira artística.

Feira de vinil

O proprietário Fábio Cabral costuma promover eventos na Passa Disco, como noites de autógrafos de discos e DVDs, além da tradicional feira de vinil, que vinha trazendo cada vez mais público ao local. O evento, que era realizado em cerca de três a quatro edições por ano, precisou ser encerrado no endereço do Parnamirim, como foi informado em nota da loja nas redes sociais como o Facebook.

A última edição da Feira de Vinil da Passa Disco ocorreu em setembro do ano passado (com o lançamento do CD da Academia da Berlinda e a discotecagem de Patrick Tor4 e DJ Nego Nu). Antes de anunciar que acabaria com o evento, Fábio contou que os lojistas haviam pedido algumas adequações, como diminuição do som e relocação do local do mesmo, no que foram atendidos.

"Na útima edição o público foi grande e começaram a reclamar que o estacionamento ficou quase todo ocupado com os visitantes da feira...Que eu trazia insegurança pra galeria", lamenta ele, que continuará fazendo ações de lançamento de discos à noite, a exemplo dos autógrafos de Lenine do DVD gravado com orquestra holandesa, na semana passada ("The Bridge – Lenine e Martin Fondse Orchestra Live at Bimhuis", pela gravadora Coqueiro Verde).

Leia um trecho da nota:
"É com penar que informamos que, considerada pela CNN como uma das 10 melhores feiras de vinil do mundo, a Feira de Vinil da Passa Disco chegou ao seu fim. O motivo é que alguns lojistas do Shopping Sítio Trindade reclamaram que o evento tem atraído grande público e isso tem prejudicado o estacionamento e o sossego das pessoas de bem da Galeria, além de apresentar posturas homofóbicas ao reclamarem do fato de que gays estariam se beijando no evento.

Diferentemente dos outros centros comerciais que fazem campanhas pra atrair público, aqui ocorre exatamente o contrário. Por falar nisso, a Passa Disco deu consultorias para a realização de eventos similares à feira no Shopping Center Recife e Plaza Shopping. O evento recebia ampla divulgação da imprensa local e recebeu também destaque em outras mídias nacionais e internacionais como as revistas VEJA, a revista da GOL Linhas Aéreas Inteligentes e, como já citado anteriormente, a CNN International. Ficam os lamentos e o desejo de um dia poder voltar a participarmos ativamente na eterna luta de resistência da música viva!"

Veja também

Newsletter