Famosos

Pé de Chinesa? Glória Perez fala sobre "novela fake" com Davi Brito e Jade Picon: "Besteirol"

Internautas usam ferramentas de inteligência artificial para criar imagens de folhetim falso e confundem parte dos usuários da internet

Jade Picon e Davi Britto aparecem vestidos com trajes chineses em montagem feita com uso de inteligência artificial Jade Picon e Davi Britto aparecem vestidos com trajes chineses em montagem feita com uso de inteligência artificial  - Foto: Reprodução/X

Pé de chinesa. Está aí o nome de uma trama que tem dado voltas na cabeça de muita gente. Mas tudo não passa de pura enrolação cibernética. A história começou assim: usuários do X imaginaram, por meio das redes sociais, como seria uma novela protagonizada pelos ex-BBBs Davi e Jade Picon.

Com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial, internautas criaram imagens 'fakes' para o suposto folhetim, que se passaria na China (daí o título "Pé de chinesa") e teria a assinatura da autora Gloria Perez. Pronto, até que se desenrolassem esse rocambole, muita gente acreditou — e continua acreditando — na brincadeira.

O termo "Pé de chinesa" se tornou, nesta quarta-feira (28), o assunto mais comentado em rede sociais no Brasil. Diante da repercussão do tema — e do fato de muitas pessoas não entenderem que tudo se passa de uma grande mentira —, Gloria Perez se manifestou para esclarecer a situação. "Que besteirol! Meus haters já foram mais criativos", afirmou ela, em entrevista à revista "Caras".

 

Internautas criaram até uma abertura para a novela de mentirinha, também com utilização de técnicas de inteligência artificial, utilizando com base a vinheta de " Caminho das Índias" (2009). Foi usada, como trilha sonora, a música "Lig-Lig-Lig-Lé", de Adriana Calcanhotto, em versão interpretada por Ney Matogrosso — a canção foi tema, vale lembrar, de " Negócio da China" (2008).

Nas imagens geradas por inteligência artificial, o suposto elenco — além de Jade Picon e Davi Britto, figuram nomes como Giovanna Antonelli, Alane Dias, Neusa Borges, Ícaro Silva, Igor Rickli, entre outros — aparece vestido com trajes chineses. Quem acreditou na montagem não poupou críticas, alegando que havia poucos atores nipônicos escalados.

"Acho uma falta de respeito com o povo chinês. Olha esse elenco. Ninguém é chinês ou descendentes de chineses", disparou uma usuária do X.

Veja também

"Ainda estou aqui", de Walter Salles, tem estreia antecipada para poder concorrer ao Oscar
CINEMA

"Ainda estou aqui", de Walter Salles, tem estreia antecipada para poder concorrer ao Oscar

Almério e Martins são atrações do Rock in Rio e apresentam novo single "Suma"
ROCK IN RIO

Almério e Martins são atrações do Rock in Rio e apresentam novo single "Suma"

Newsletter