Logo Folha de Pernambuco

Cultura

PEBA: 2ª edição do projeto une africanidade de Pernambuco e Bahia, a partir desta terça (19)

Mostra de artes integradas reúne exposição, cinema, oficinas, rodas de conversa, lançamento de livro, seminário, cortejos e espetáculos musicais

Imagem do fotógrafo pernambucano Sérgio Figueiredo integra a exposição do projeto PEBAImagem do fotógrafo pernambucano Sérgio Figueiredo integra a exposição do projeto PEBA - Foto: Sérgio Figueiedo/Divulgação

O projeto PEBA – Pernambuco e Bahia promove sua 2ª edição celebrando a riqueza da herança africana dos dois estados em uma programação que inclui exposição, cinema, oficinas, rodas de conversa, lançamento de livro, seminário, cortejos e espetáculos musicais. 

O lançamento oficial da nova edição do projeto será nesta terça (19), às 21h, no Terra Café Bar, na Boa Vista, com show cultural do músico e compositor pernambucano Valdi Afonjah, artista que é referência do reggae e da música afro em Pernambuco.

O show terá participações da artista e líder religiosa Mãe Beth de Oxum e seu Coco de Umbigada e da cantora, compositora e batuqueira Isaar. Às 22h, será a vez da Ekedy Sinha da Casa Branca, de Salvador, subir ao palco com o show “Na Seiva da Voz”.

PEBA
O projeto foi idealizado pelo fotógrafo Sérgio Figueiredo e a pedagoga e arte educadora Williany Amaral, sua companheira, com a ideia de promover a interlocução entre os trabalhos de artistas pernambucanos e baianos para fomentar o debate sobre a influência cultural afrodescendente e a luta contra o racismo. 

Esse ano, a iniciativa conta com o patrocínio do Ministério da Cultura; apoio da Fundação de Cultura e Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, Sesc, Caixa Cultural, Terra Café, Ponto de Cultura Estrela de Ouro e Museu da Abolição. A produção é assinada pela Grão Fotos, Pedro Castro, Afonso Oliveira e a coprodução da Orum Produções e da Roda Produção Cultural. A realização é da Associação dos Produtores de Artes Cênicas e Música de Pernambuco (Apacepe).

A programação apresenta exposição fotográfica e outras expressões no campo das artes visuais, com curadoria de Sérgio Figueiredo e do artista plástico Toni Braga; mostra de cinema; oficinas educativas e artísticas; rodas de conversa; seminário; lançamento de livro; cortejos e espetáculos. 

As atividades são abertas ao público nos espaços da Caixa Cultural, Terra Café Bar, Sesc Santo Amaro e o Ponto de Cultura Estrela de Ouro, no município de Aliança, Mata Norte de Pernambuco.

Exposição
No quarta-feira (20), quando se celebra o primeiro feriado Dia da Consciência Negra, a exposição fotográfica “PEBA – A Afrobrasilidade de Pernambuco e Bahia” será aberta na Galeria 1 da Caixa Cultural,  a partir das 16h. 

A mostra ficará em cartaz no espaço até o dia 9 de fevereiro de 2025, reunindo trabalhos de mais de 30 fotógrafos e fotógrafas das duas localidades e outros elementos das artes visuais. O artista plástico Toni Braga fará uma performance visual com referência à cultura dos dois estados. Ainda na abertura, o PEBA receberá o show da Ekedy Sinha e em seguida, o cortejo do Maracatu Estrela Brilhante do Recife, sob o comando da Rainha Marivalda e do Afoxé Oyá Alaxé

Outras atividades
Destaque, ainda para a oficina de Histórias em Quadrinhos com Eron Villar (PE) e o lançamento do livro "Contos dos Orixás – O Rei do Fogo de Hugo Canuto (BA)", seguido de roda de conversa com o autor, além do aniversário de 70 anos do Cavalo Marinho Mestre Batista. A programação completa está disponível na página do Instagram do projeto ou neste link

Veja também

Fernanda Castro: conheça a pernambucana indicada ao Prêmio Jabuti pelo livro "Mariposa Vermelha"
LITERATURA

Fernanda Castro: conheça a pernambucana indicada ao Prêmio Jabuti pelo livro "Mariposa Vermelha"

Giselle Itié fala sobre abandono de Guilherme Winter após nascimento do filho
Giselle Itié

Giselle Itié fala sobre abandono de Guilherme Winter após nascimento do filho

Newsletter