CELEBRIDADES

Pedro Pascal, Salman Rushdie e outros artistas aparecem em lista de pessoas mais influentes em 2023

Revista 'Time' elege nomes que devem se notabilizar como figuras mais relevantes no mundo neste ano; confira destaques do universo artístico

Ator Pedro Pascal irá integrar elenco da série 'The Last of Us'Ator Pedro Pascal irá integrar elenco da série 'The Last of Us' - Foto: Reprodução/Instagram

A revista "Time" publicou, nesta quinta-feira (13), a tradicional lista em que elege as cem personalidades mais influentes do mundo. Entre os nomes que devem ser mais relevantes em 2023, figuram artistas como o ator Pedro Pascal (destaque na série "The last of us"), a cantora Beyoncé, o escritor Salman Rushdie e a atriz Jennifer Coolidge (da série "The white lotus").

A lista é dividida em seis categorias (artistas, inovadores, titãs, líderes, ícones e pioneiros), e sempre uma pessoa relevante do cenário em questão é quem escreve o texto que acompanha a nomeação.

Amiga de Pedro Pascal, a atriz Sarah Paulson define o astro de "Last of us" como a "porr* do negócio". "Sua luz interior queima tão brilhante que simplesmente leva algum tempo para os olhos de quem o vê se ajustarem. Mas agora que vocês viram, vocês também sabem. Ele é a porra do negócio", escreveu Sarah na publicação

.

O escritor Salman Rushdie, de 75 anos, é considerado pela revista como um dos ícones de 2023. O autor indiano foi atacado a facadas no pescoço e no peito, em 2022, enquanto fazia uma palestra no Instituto Chautauqua, em Nova York. Ele ficou hospitalizado por seis semanas, perdeu a visão em um dos olhos e o movimento em uma das mãos.

Hadi Matar, de 24 anos, foi detido e acusado por homicídio duplamente qualificado, mas nega a acusação. Em 1989, o ex-líder do Irá, aiatolá Khomeini emitiu uma fatwa (pronunciamento legal feito por um especialista ou autoridade religiosa no Islã) ordenando sua execução por considerar o livro "Versos Satânicos" ofensivo ao profeta Maomé. A fatwa foi renovada em 2005 pelo aiatolá Ali Khamenei, atual líder do Irã. Por causa delas, Rushdie vive no anonimato durante anos.

"Salman Rushdie recusou-se a ser aterrorizado. Fora de sua escrita, esta é a lição de sua vida", escreveu o cantor Bono, vocalista da banda U2, no texto sobre o escritor. "Para mim, rock 'n' roll sempre foi sobre libertação. A criatividade contínua de Salman tornou-se uma expressão diferente dessa mesma libertação, um desafio e uma determinação de não ser silenciado", acrescentou o músico.

Alguns dos outros artistas citados como os nomes mais influentes de 2023, pela revista "Time" são o ator Michael B. Jordan, o escritor Neil Gaiman, o ator Ke Huy Quan (do atual vencedor do Oscar "Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo") e a cantora Doja Cat.

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter