Perfume, para que usar?
O objetivo não é ensinar a fabricar perfume e sim relacioná-lo à esfera emocional do indivíduo. A influência da fragrância pode incentivar a pessoa a mudar.
Escrever sobre o que ama é mais complicado, pois você precisa ser coeso e sempre dá a sensação de que algo está faltando e não foi escrito. Mas vamos começar.
O objetivo deste artigo não é ensinar a fabricar perfume e sim relacioná-lo à esfera emocional do indivíduo. Dessa forma, não escreverei sobre a família olfativa das fragrâncias, mas sobre a influência de alguns perfumes nas pessoas.
Sophia Grojsman (vice-presidente da empresa International Flavors and Fragrances – IFF) é considerada a papisa na composição (a montagem de um perfume é considerado partitura) de diversos aromas famosos. Ela estudou as consequências de 80 ingredientes distintos agirem sobre as emoções humanas e o quanto o olfato se relaciona diretamente à esfera emocional do ser humano. O perfumista Alberto Morillas é considerado o papa no assunto, trabalha na Firmenich, localizada na Suíça, uma das empresas mais antiga e famosa do mundo na criação de perfume e possui opinião similar.
Existem diversas pesquisas sobre o uso de perfumes para influenciar o favorecimento das vendas de veículos, artigos de cama, mesa e banho, entre outros. Junto com as novas tecnologias eletrônicas, o “teste de cheiro” (como é denominado) está incluso na Quarta Revolução Industrial.
Assim, está comprovado que 75% dos perfumes vendidos no mercado são comprados por mulheres, para seu próprio uso, ou de seus companheiros e familiares.
Em 1998, eu estava a passos lentos pesquisando sobre essências, perfumes e a influência nas pessoas. Mas foi com a ajuda de Vera Rabelo, Esteticista, que a pesquisa ficou mais encorpada ao conseguir várias amostras de perfumes importados para estudar. A Jornalista Rosely Arantes pediu para que eu preparasse um curso sobre o tema. Várias pessoas, como amigos e clientes, contribuíram com a pesquisa ao comentar sobre as suas vivências com os perfumes que eles usavam.
Porém, o tema não se encerra com este texto. Baseado nos meus estudos sobre os mapas chineses e os elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), paulatinamente, estou organizando fichas de perfumes por elementos. Por exemplo, pessoas com características de excesso do elemento Terra, eu sugiro perfumes que prevaleçam no elemento Água para dar mais flexibilidade. O foco dessa futura pesquisa será equilibrando os elementos com o uso de perfume.
Origem
Perfume traz no seu nome a origem da extração que é realizada até os dias atuais, significa “por meio da fumaça”. Até o momento, os registros creditam ao Egito a arte da elaboração do perfume há 2000 a.C..
A primeira greve registrada na história da humanidade também foi no Egito em 1330 a.C., pelos soldados do Faraó Seti I, que pararam de fornecer unguentos aromáticos. Em 1300 a.C., o Faraó Ramsés II enfrentou situação similar em que era reivindicado em decorrência da escassez de rações, de comida e de unguentos.
Polêmica
Há uma polêmica entre os perfumistas da importância ou não do fixador (que pode ser vegetal, animal ou sintético) para a permanência da fragrância no corpo de quem usa.
Particularmente, eu acho importante o uso de fixador na fabricação e faz grande diferença na durabilidade da Nota de Base ou Nota de Fundo no corpo. Principalmente por viver em um país tropical, o Nordeste é quente e a volatilização das essências é rápida. Um bom fixador faz a diferença. Nos dias atuais, os melhores fixadores são fabricados na Espanha.
Acredito que o Nordeste brasileiro tem potencial para pesquisar e participar no mercado de fixador que é um dos ingredientes utilizado na fabricação de perfumes. Além de destacar, a flora brasileira é riquíssima e mais pesquisada por pesquisadores estrangeiros que por brasileiros.
Outra polêmica é quantas combinações podem ser compostas em um único perfume. Pode variar, mas é incomum ser menos de 3 (três) ingredientes. Pode ser necessário até 300 (trezentos) ingredientes. Vai do objetivo do perfumista e da empresa contratante e a que público quer atingir.
Classificação
A concentração das matérias-primas para conceber um buquê (aroma) leva a seguinte classificação:
Nota da Cabeça (Nota de Saída ou Nota de Topo) – é o cheiro inicial que você sente quando coloca no seu corpo e se evapora rapidamente. Por essa razão, quando tiver comprando, coloque no pulso e caminhe um pouco no local para evaporar o cheiro inicial.
Nota de Coração (Nota do Meio ou Nota de Corpo) – evapora mais devagar. É o odor intermediário para composição do perfume. Normalmente é absorvida pela pele e é mais encorpada que a Nota de Cabeça.
Nota de Base (ou Nota de Fundo ou Nota de Fixação) – o odor que persiste. É a nota mais densa e que permanece mais tempo no corpo.
Fatores externos
Os fatores externos também alteram o perfume, como:
Temperatura – o perfume pode evaporar com maior ou menor rapidez;
Recepção olfativa – a fadiga olfativa (perda da capacidade de sentir o odor) pode ocorrer ao ficar muito exposta ao odor;
Assimilação biológica – as reações da composição do perfume na pele que pode ser afetada pelos hormônios, suor, circulação sanguínea, cor da pele, estado emocional, uso ou não de substâncias como fumo, álcool, remédios, etc; e
Assimilação mental e emocional – recordação de experiência vivida com o aroma afeta ainda mais o seu estado emocional e gera uma alteração biológica também.
Existe contraindicação – Algumas composições podem causar alergias, dermatite, rinite e manchas cutâneas. Por exemplo, algumas pessoas podem ser alérgicas a canela, citronela, hortelã, etc.
Sugestões
Amo os perfumes da marca Carolina Herrera, tanto feminino quanto masculino, normalmente eles estimulam a autoconfiança e maior clareza para tomada de decisões profissionais ou administrativas. Considero a maioria dos perfumes dessa marca voltada para o desenvolvimento e o crescimento profissional da pessoa. Gera carisma e empatia. Mas não os indico para relaxar ou até usá-los para dormir.
Observo que perfumes orientais com a nota de fundo com a fava tonka (fava tonca - é a semente do cumaru. Nome botânico Dipterix odorata) tem uma forte tendência a deixar a pessoa centrada, estimula o mental e é excelente para quem necessita escrever por inspiração e pesquisa. Normalmente concluo as matérias usando Índia Misteriosa da Mahogany.
Sugiro que leiam a matéria sobre autoestima, publicada em 02/11/2017, que consta com as sugestões de perfumes também, principalmente com destaque para os de baunilha ou vanilla.
Aromaterapia – o desabrochar da primavera
Autoestima - necessidade real
Caso você use hidratante e perfume ao mesmo tempo, evite ser de marcas diferentes. Um tende alterar as essências do outro.
Última dica: leia o que consta na composição do perfume. Isso pode evitar transtornos na sua vida. Por exemplo, se você é uma mulher ciumenta, evite comprar para o seu companheiro perfume que conste essência de couro ou de tabaco. Porque ambos estimulam, juntos ou não, o libido masculino que fará seu companheiro ser notado por outras e outros.
Fragrâncias e suas influências
Anaïs Anaïs - Cacharrel – Docilidade, arte e talento. Excelente para quem quer descobrir seus dons. Estimula a criatividade.
Acqua Di Gió - Giorgio Armani – Descanso com serviços a fazer, mas sempre paciente e colocando limites. Dá tranquilidade e calma.
Aktis – Korres – Estimula a concentração sem se tornar cansativo e ao mesmo tempo tranquilidade.
Amarige – Givanchy - As notas liberadas pelo perfume aumentam a autoconfiança, estimulando uma boa direção, ao negociar utilizando a fragrância, resulta em bons êxitos.
Angel - Thierry Mugler - A energia de fé faz jus ao nome, é como ter todos os anjos por perto, dando a sensação de proteção.
Attractive – Gold Edition – Rémy Latour – Sorrir com leveza e toda alegria de estar de bem com você mesma, com a vida e com tudo, fluindo em uma harmonia descontraída e bela.
Avra – Korres – Afasta pensamentos negativos e encontrar saídas em situações obscuras.
Azzaro – Azzaro – Concentração, necessidade de conhecer, aprofundar buscando segurança. Afasta pensamentos negativos e estimula a prosperidade.
Chic – Carolina Herrera – Dá um encorajamento que torna excelente para quem está triste e para pessoas que tem dificuldade de colocar limites em si e ao que estão ao seu redor.
Classic Act – Avon – Para relaxar e encontrar soluções em situações pendentes.
Coconut Passion – Victoria’s Secret – Para melhorar a autoestima e ainda se sentir a poderosa. Fantástico!
Crave - Calvin Klein – Proteger-se e prosperar são uns dos maiores objetivos humanos, será encontrada com toda força nessa fragrância, afastando principalmente inveja.
Dark Blue– Hugo Boss – Excelente para pessoas tensas. Traz leveza e estimula boas recordações.
David Beckham Instinct- Avon – Se for usar para se divertir, relaxar, é excelente. Se for para atividade profissional e tiver que ficar reservado, evite, pois estimula a falar.
Egeo Man – Boticário – Estimula a sedução. Leve e envolvente.
Dolce & Gabbana - Dolce & Gabbana – Coragem e busca de saídas serão mostradas para pessoas quando utilizar essa fragrância, além de despertar os talentos.
Empire Vip – Hinode – Estimula a pessoa ficar otimista e perceber coisas favoráveis antes não vista.
Empire Intense – Hinode – Estimula a prosperidade e o êxito em negócios. Não é perfume para quem precisa relaxar.
Eternity - Calvin Klein – Liberdade, natureza e juventude, tomando um banho com as coisas boas da vida.
Fasio Eau de Parfum – Emper – Oportunidades inesperadas tendem a acontecer com leveza e alegria, até em momentos que se crer ter portas fechadas.
Gentlemen Only Intense – Givenchy – Estimula concentração, foco e determinação para objetivo que deseja alcançar. A pessoa apresenta sua opinião de forma coesa e consegue atrair apoio.
Good Girl – Carolina Herrera – Ao redor tudo fica claro para tomada de decisões. Afasta energias negativas.
Grace Midnight – Hinode – Excelente para fazer negociações. Próspero.
Iquita – Alain Delon - Estimula a registrar experiências nas nossas vidas. Recordar bons amigos e ter sempre todo carinho deles. É uma proteção física também, trazendo a sensação de que nunca estamos sós, sempre alguém nos vê com muita benevolência. Estimula o dengo.
Jungle Elephant – Kenzo - Extremamente provocante, despertando a sensualidade feminina e dando um ar de mistério, atraindo aproximação do sexo oposto.
Lattitude Cruise – Hinode – Melhora a autoestima e a autoconfiança. Afasta pensamentos negativos.
Lolita Lempika - Lolita Lempika - Seduzir com toda provocação, mas sem largar o lado ingênuo existente. Atrai situações ao seu favor.
Midnight Fantasy – Britney Spears – O perfume tem a função do nome que carrega: a ordem é se divertir.
Mira – Kores – Deixa a pessoa centrada e aberta para insights. Afasta pensamentos negativos.
Musk Storm – Avon – Estimula a criatividade de forma tranquila.
My Couture – Givanchy - Viver a eterna juventude e com a sensação de liberdade, estimulando uma impulsividade que exalamos na juventude. Excelente para estimular a criatividade.
Night – Victoria’s Secret – Se quer descobrir situações ocultas, excelente.
Le Paradis de Nina – Nina Ricci – Se você teve um dia cansativo, a fragrância dará o aconchego que você necessita para relaxar e se abastecer.
Noir Tease – Victoria’s Secret – Quando quiser transmitir uma energia de ingenuidade, vai se livrar temporariamente de problemas. Suas gafes serão esquecidas e levadas com muito senso de humor.
Orchidee – Yves Rocher – Estimula a concentração e a ativar a memória. Excelente para estudo.
Organza – Givanchy – Suavidade e elegância é a sensação que transmite a fragrância, transmitindo bom gosto e tradição.
Photo – Lagerfeld - Sedutor, poderoso e forte, esse perfume masculino possui a malícia de seduzir com toda autoconfiança existente. Quando usá-lo, a pessoa tem que saber o que realmente quer. Pessoas manipulativas devem evitar.
Piprioca – Natura – Estimula criatividade, mas também pode trazer as recordações de forma positiva.
Polo - Ralph Lauren - Vencer faz parte do tema dessa fragrância amadeirada. Pessoas que precisam trabalhar a humildade devem evitar o uso do mesmo.
Ralph - Ralph Lauren – Ousadia e rebeldia marcam a fragrância desse perfume, o toque amadeirado aumenta a libido feminina.
Royal Marina Diamond - Marina de Bourbon - Sedutor, envolvente e ao mesmo tempo deixa a pessoa centrada.
Shiseido Basala – Shiseido – As dúvidas tendem a fugir desse perfume, pois estimula tanto a autoconfiança que, até os inseguros, enquanto durar a fragrância, terá uma força que desconhecem.
The Secret – Antonio Banderas – Faz com que a pessoa seja percebida de uma forma leve. Afasta pensamentos e energias negativas.
Tommy Girl – Hilfiger – A sensação de tranquilidade e bem estar inebria a quem usa e aos que estão por perto. Excelente para pessoas estressadas e nervosas.
Versace – Versace – Excelente para pessoas tensas e que precisam relaxar para ver a situação por outro prisma e encontrar saídas.
Vodka Brasil – Paris Elysees – Se precisa gerar uma situação que possa ser ouvido, colocar suas ideias, é o perfume ideal.
XS – Paco Rabanne – Sedutor, estimula a autoconfiança e a se expor de maneira leve.
Espero que esta matéria contribua nas suas escolhas. Mas não se iluda em achar que o perfume vai ocultar características negativas que têm dentro de cada um de nós. Ele mascara por tempo limitado. O que a pessoa tem que fazer é se trabalhar e buscar mudança. O perfume pode sim incentivar a pessoa a mudar.
Afinal, cada um só dá o que tem. Como diz o provérbio chinês: “Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.”
Milhões de beijos iluminados,
Referências
Fragrantica - https://www.fragrantica.com.br/
Miller, Richard Alan e Miller, Iona. A utilização ritual e mágicas dos perfumes. 2 ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
Price, Shirley. A aromaterapia e as emoções. Rio de Janeiro: Bertrad Brasil, 2001.
Tisserand, Robert. A arte da aromaterapia. São Paulo: Roca, 1993.
Sellar, Wanda. Óleos que curam. Rio de Janeiro: Nova Era, 2002.
* Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997. Palestrante sobre Feng Shui e Cores desde 2000.
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

