Pernambucano Marcelo Pedroso lança nova versão do documentário "Por trás da linha de escudos"
Filme terá sessão com debate nesta sexta-feira (30), no Cinema da Fundação (Museu)
O cineasta pernambucano Marcelo Pedroso apresenta uma versão inédita do documentário “Por trás da linha de escudos”. A estreia nacional ocorre nesta quinta-feira (29) e, na sexta-feira (30), será realizada uma sessão seguida de debate, às 19h20, no Cinema da Fundação (Museu).
O filme foi apresentado pela primeira vez em 2017, em festivais de cinema de Cachoeira, na Bahia, e Brasília, no Distrito Federal. Após a produção ter sido recebida com críticas negativas, a equipe resolveu retirar o título de circulação e trabalhar em uma nova versão.
Marcelo e sua equipe filmaram dentro do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco, tendo como ponto de partida os embates entre a instituição e os ativistas do Movimento Ocupe Estelita. Com a nova edição do material, além de apresentar o cotidiano e o ponto de vista dos policiais, o documentário, agora, também comenta a sua própria feitura, seus dilemas e contradições.
Leia também
• Segunda edição do Simpósio Popfilia começa nesta quarta-feira (28)
• Fenearte vai apresentar shows de mais de 60 artistas; confira programação
• Galeria 180Arts recebe exposição de J. Borges e seus filhos; saiba até quando fica em cartaz
O processo de reedição do material foi conduzido por Pedroso e pelo montador do filme, o também realizador Ernesto de Carvalho. Além do Recife, o longa-metragem também estreia nesta semana em Fortaleza e, no dia 6 de julho, em Maceió.