Logo Folha de Pernambuco

Política Cultural

Pernambuco atinge 2,7 mil projetos inscritos nos editais da Lei Aldir Blanc

O número foi informado nesta quinta-feira pelo secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, em coletiva de imprensa virtual

Gilberto Freyre NetoGilberto Freyre Neto - Foto: Sergio Bernado/SEI

Principal suporte emergencial da classe artística durante a pandemia, a Lei Aldir Blanc apresentou um total de 2,7 mil projetos inscritos em Pernambuco. O número foi informado nesta quinta-feira pelo secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto, em coletiva de imprensa virtual. Eles são referentes a todas as regiões do Estado e passarão por um processo de julgamento por comissões técnicas.

De acordo com o secretário, a previsão de anúncio dos contemplados deve ser divulgado entre os dias 3 e 7 de dezembro. O resultado preliminar deve sair nos dias 22 e 23 deste mês. “Na sequência, nós vamos iniciar o processo de contratação e pagamento dessa política de fomento, que foi estabelecida para que as atividades culturais sejam realizadas dentro desse modelo possível de convivência com a pandemia”, disse Freyre Neto. 

Segundo a secretaria de Cultura de Pernambuco, foram inscritos projetos nos eixos: “Criação, Fruição e Difusão” (1.342); “Formação e Pesquisa” (648); “Festivais” (138); “Prêmio de Salvaguarda e Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular” Eixo I (277) e Eixo II (100); “Aquisição de Bens e Contratação de Serviços Culturais – LAB (168)”, e “Propostas Artísticas e Culturais do Arquipélago de Fernando de Noronha – LAB PE” (8).

Os editais emergenciais da Lei Aldir Blanc, que ficou sob responsabilidade de distribuição pelos Estados, vão destinar R$ 22,3 milhões para projetos culturais desenvolvidos por trabalhadores e produtores culturais de Pernambuco. 

Execução

Os projetos aprovados deverão ser executados até o dia 31 de março de 2021, além dos beneficiados desenvolverem um relatório com todas as ações desenvolvidas dentro do escopo do edital. Aos que possuem dúvidas, a secretaria disponibiliza o site www.cultura.pe.gov.br/leialdirblanc como canal de informações. 

Veja também

Newsletter