Logo Folha de Pernambuco

Música

Pernambuco e Paraíba: música e poesia negra na Ágora Sonora

Artistas negros da cena autoral dos dois Estados se apresentam no show virtual “20 de Novembro”

Os pernambucanos Marcello Rangel, Gabi da Pele Preta e Vinícius Barros se apresentam no ÁgoraOs pernambucanos Marcello Rangel, Gabi da Pele Preta e Vinícius Barros se apresentam no Ágora - Foto: Iuri Brainer/Divulgação/Laura Proto

No clima da celebração do Dia da Consciência Negra, Pernambuco e Paraíba se unem para celebrar a data com muita música e poesia. Nesta sexta (20), a plataforma de lives Ágora Sonora se configura em um quilombo virtual com palco online dedicado à valorização da negritude.

A partir das 21h, sete artistas negros dos dois estados se apresentam em uma performance musical e poética intitulada “20 de novembro”, que encampa o orgulho negro através da arte.

365 anos atrás, Zumbi dos Palmares foi assassinado por bandeirantes nessa mesma data e desde então, a resistência e a valorização do povo negro se mantém urgentes.  Apresentam-se ao vivo na plataforma os pernambucanos Marcello Rangel, Gabi da Pele Preta, Vinícius Barros e Surama Ramos; os paraibanos Elon e Nathalia Bellar; intercalado por intervenções poéticas da atriz pernambucana Stephany Metódio.

O especial “20 de Novembro” é um manifesto musical de liberdade e empoderamento de vozes negras, que pedem respeito e cantam dores e alegrias da negritude. 

O show-live marca a nova fase da Ágora Sonora, que desde abril surgiu como alternativa informal para difusão artística e fonte de renda para artistas autorais durante a pandemia. Desde início de novembro, a Ágora se tornou plataforma com sistema próprio, firmando-se como nova modalidade cultural em tempos de distanciamento social.

Até agora, foram mais de 100 artistas ajudados através da iniciativa, que chegou a movimentar e destinar R$ 115 mil à classe artística.

De acordo com Twilla Barbosa, idealizadora da plataforma, o evento ocupa um importante espaço nesse momento para os artistas. “Neste 20 de Novembro, a Ágora abraça artistas negros dando-lhes visibilidade e oportunizando monetização do ofício artístico enquanto não há previsão de normalização dos shows devido à pandemia. Se o público não pode ir até eles, eles vão até o público, entrando em nossas casas para mostrar sua arte e pedir basta ao preconceito racial”, disse.

Para além de “20 de Novembro”, se apresentam na Ágora: Alessandra Leão e Bloco das Ilusões (28/11); Renata Rosa (03/12), Ana Proença, Vitória Regina e João Marcos Moraes (04/12). Confira a agenda completa e detalhes sobre os artistas em https://agorasonora.com.br/.

SERVIÇO:

Show “20 de Novembro”

Com Gabi da Pele Preta, Nathalia Bellar, Surama Ramos, Vinícius Barros, Elon, Marcello Rangel e Stephany Metódio

Quando: sexta, 20 de novembro de 2020

Horário: 21h

Plataforma de lives Ágora Sonora @agorasonora

Ingressos: A partir de R$ 20

Vendas e mais informações: https://agorasonora.com.br/

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter