Pernambuco: Exposição "J. Borges O Mestre da Xilogravura" chega ao Rio de Janeiro
A mostra possui 40 xilogravuras
A partir deste sábado (22), a exposição “J. Borges – O Mestre da Xilogravura”, do Patrimônio Vivo de Pernambuco, José Francisco Borges, fica disponível para visitação no Museu de Arte do Rio.
A mostra, que coleciona obras (incluindo as mais importantes do artista) e matrizes inéditas, somando 40 xilogravuras retratam assuntos como acontecimentos políticos, fatos lendários, folclóricos, cotidianos do sertão.
O público poderá contemplar obras como ‘Vendendo Bolas Dançando e Bebendo’, ‘Cantando Cordel’, ‘A vida na Mata’, ‘Plantio e Corte de Cana’, ‘Forró Nordestino’.
Leia também
• 'Cavaleiro da Lua': nova série da Marvel ganha primeiro trailer; confira
• Inscrições abertas para oficinas de poesia
• Apresentadora Lilian Ribeiro realiza última quimioterapia: 'Um pouco empolgada'
Além disso, a mostra traz obras dos filhos e aprendizes do mestre da cultura popular, J. Miguel e Bacaro Borges e uma cinebiografia da vida e obra do artista. No local também terá espaço para literatura, que terá os versos de José, que percorrerm entre outros temas 'o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, crimes e corrupção, vida simples no campo'.
Considerado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil, Borges aponta entusiasmo pela mostra. "Estou muito alegre com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto", conta o artista de 86 anos.