Cultura+

"Pernambuco por J.Borges": exposição do xilogravurista entra em cartaz na Christal Galeria

Obras do artista pernambucano "ocupa" galeria no Pina a partir do próximo sábado (14)

J. Borges, xilogravurista pernambucanoJ. Borges, xilogravurista pernambucano - Foto: Hermes Costa Neto

A partir do próximo sábado (14), a arte do xilogravurista pernambucano J. Borges, 86, entra em cartaz na Christal Galeria de Artes, espaço localizado no Pina, Zona Sul do Recife. Com o tema “Pernambuco por J. Borges”, a mostra traz trabalhos inéditos do artista, representados por paisagens da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado.

A abertura da exposição está marcada para as 10h e o acesso é gratuito. Na ocasião será apresentado um minidocumentário sobre o artista – Patrimônio Vivo Imaterial de Pernambuco desde 2005 – e o cantor Geraldo Maia faz show na área externa do espaço, a partir das 16h.  
 

Aberta até 30 de julho, “Pernambuco por J. Borges” tem entre seus curadores a galerista Christiana Asfora Cavalcanti, que deseja ter na exposição uma forma de aproximação do público com a cultura pernambucana.

“Esperamos que essa exposição nos aproxime do que o Brasil tem de melhor, como nossa cultura e nosso povo. Assim como um de nossos mestres Griôs, guardiões de uma sabedoria tão simples e monumental que ficamos nos sentindo pequenos e acolhidos ao seu lado, sonhando que possamos voltar a viver ‘reunidos, respeitando o velho, o novo, o rico e o pobre’ como nos disse o próprio artista J.Borges quando estivemos em seu ateliê em Bezerros”, ressaltou a curadora.
 

Christiana reforçou também sobre o foco da galeria, ao levar a exposição com trabalhos de J. Borges. “A proposta desse segundo ano de existência do espaço que pretende se dedicar aos artistas locais, reconhecendo e potencializando a produção e representatividade desse grupo”.

A exposição
Pensada para ser levada para a Christal Galeria de Artes, a arte de J.Borges na exposição vai focar na religiosidade (Nossa Senhora da Conceição) e em questões socias como a falta de água, a presença de Lampião junto aos pobres e do namoro nas cidades do interior. O objetivo é explorar temas amplos e centrais que integram a cultura pernambucana.

“Decidimos incluir J.Borges no calendário de exposições da galeria diante da grandiosidade de sua obra e de seu percurso e cientes de que um nome como esse precisa estar em todos os espaços de arte”, destaca a também curadora da exposição, Stella Mendes. 

Serviço
“Pernambuco por J.Borges”, exposição na Christal Galeria de Artes
Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina

Deste sábado (14) até 30 de julho
De terça a sábado das 10h às 19h

Acesso gratuito

Veja também

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman
Crítica

"Pinguim": o que esperar da nova série da Max derivada de Batman

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''
ASSALTO

Projota chora ao falar sobre assalto em casa: ''Era difícil de entender. Parecia um pesadelo''

Newsletter