Micheliny Verunschk, Camilo Cavalcante e Jussara Salazar entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2021
A premiação da 63º edição será no próximo dia 25 de novembro, em transmissão online via YouTube
Pernambuco tem três representantes entre os finalistas da 63º edição do Prêmio Jabuti: o cineasta Camilo Cavalcante, a poeta Jussara Salazar e escritora Micheliny Verunschk integram o rol de selecionados para a maior premiação literária do País - com cerimônia marcada para o próximo dia 25, em transmissão online via YouTube.
O anúncio dos finalistas foi feito nesta terça-feira (9) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Roteirista e cineasta, Camilo Cavalcante concorre na categoria “Artes” com o livro “A História da Eternidade: roteiro original do filme” (Cepe). Já Jussara Salazar é finalista na categoria ‘Poesia’ com o livro “O Dia em Que Fui Santa Joana dos Matadouros” (Cepe) e a escritora Micheliny Verunschk foi selecionada com o livro "O Movimento dos Pássaros" (Martelo Casa Editorial).
Leia também
• Cida Pedrosa é reverenciada no encerramento da Bienal do Livro
• Ignácio Loyola de Brandão é a 'Personalidade Literária' do 63º Prêmio Jabuti
• Vencedora do Jabuti, Cida Pedrosa une o épico com a cultura popular
Os primeiros colocados vão receber, além do troféu Jabuti o valor de R$ 5 mil. Na ocasião também será conhecido o vencedor do “Livro do Ano”, que terá premiação de R$ 100 mil. Foram selecionados finalistas das 20 categorias, entre elas Literatura,
Foram selecionados finalistas das 20 categorias, que estão divididas em ‘Literatura’, ‘Ensaios’, ‘Livro e Inovação’. Para este ano, o tradutor e editor Marcos Marcionilo está à frente da curadoria. Além dele, especialistas e profissionais de áreas diversas do conhecimento integram o conselho.
Em 2020, na 62 edição do Jabuti, a poeta pernambucana Cida Pedrosa foi vencedora em duas premiações: com “Solo Para Vaialejo” (2019), também pela Cepe, na categoria 'Poesia' e como "Livro do Ano".