Logo Folha de Pernambuco

Música pop

Pernambucana Uana se conecta com o pop

"Mapa Astral" é novo single da artista, produzido por Barro, Marley no Beat e TomBC

Cantora UanaCantora Uana - Foto: Divulgação

A cantora Uana acaba de lançar o single,“Mapa Astral” e dá início à nova fase musical. “Desde cedo, trabalho com arte, comecei nas Artes Cênicas, quando entrei para o teatro. Depois, migrei para dança e, em seguida, descobri o canto. Também fiz muitos trabalhos como atriz para publicidade, além de ter sido locutora e trabalhado com redes sociais. Enfim, sempre enveredando por várias áreas”, explica Uana. Como a maioria das mulheres, a cantora pernambucana é multi e, até chegar onde está, já fez uma longa estrada.

Sempre muito ligada a temas como o feminino, a negritude, a espiritualidade, a irmandade e a relação com a natureza, quando lançou "Elekô" e "Pantera", seu primeiro trabalho solo em 2016, agora Uana mira seu olhar para os relacionamentos humanos. “Em Elekô, falamos sobre as orixás mulheres e o acolhimento ao sagrado, reverenciando as deusas que habitam na gente e a relação com o divino”, comenta.

A hora da mudança: mais pop

“Mapa Astral” é o momento de mudança na carreira da cantora que era sempre muito influenciada pela cultura popular e por matrizes africanas. “Agora estou mais voltada para o pop. O single marca o início de um novo caminho na minha carreira”, afirma. A faixa está disponível em todas plataformas digitais, acompanhada de um clipe bem provocante, filmado nas ruas do centro de São Paulo, em parceria com o Coletivo ZeroErro de Christopher Mahin e Luis Christofoletti.

Artista vista de um jeito diferente

O vídeo mostra uma faceta pouco conhecida da cantora, com letras e produção calcadas no R&B e Pop norte-americano. Produzida pelos músicos Barro, Marley no Beat e TomBC, "Mapa Astral" foi escrita por Uana e a roteirista Aida Polimeni, com lançamento confirmado pelo Selo Zelo e distribuição pela Alta Fonte. “Mantive minha assinatura vocal de quem mora no Recife. É um diferencial e faço questão de manter meu sotaque”, diz a pernambucana.

Todo o figurino do clipe foi desenvolvido com acervo do brechó Cabrochas, da curitibana Gabrielle Dantas, que mora em Pernambuco. “Precisamos repensar e evitar o consumo excessivo. Fazemos questão de customizar as peças, sendo uma maneira de pensar o consumo e propor mais tempo de vida para as roupas”, comenta. O próximo passo é seguir com lançamentos. “Estou produzindo uma próxima faixa com os mesmos produtores e com lançamento previsto pra agosto”, adianta a cantora.

Veja também

Newsletter