Primavera dos Museus

Plataforma "Museus de Pernambuco" amplia debate sobre sistema museológico de Pernambuco

Lançamento da plataforma acontece nesta quarta-feira (21), no Paço do Frevo, Bairro do Recife

Paço do FrevoPaço do Frevo - Foto: Hugo Muniz / Divulgação

Integrando as comemorações da 16ª Primavera dos Museus de 2022 e com o intuito de ampliar o debate sobre atividades museológicas no Estado, será lançado nesta quarta-feira (21) a plataforma Museus de Pernambuco – iniciativa da Secretaria de Cultura em parceria com o Museu da Abolição (IBRAM) e Paço do Frevo (IDG). Em paralelo, o seminário Sistemas Estaduais de Museus também será transmitido na ocasião do lançamento. O evento acontece no Paço do Frevo, às 15h.

Além de ampliar o debate, a plataforma –  que terá acesso livre, gratuito e colaborativo - vai também cadastrar, mapear e identificar, museus em atividade em Pernambuco.
 

Os dados produzidos pelo sistema poderão ser acessados e extraídos em formato de planilhas, por meio de filtros e cruzamentos, conforme o interesse do usuário e transformados em fonte de pesquisas ou publicações sobre o cenário museológico estadual.

Seminário
O seminário “Sistemas Estaduais de Museus” contará com a participação de Renata Cittadin, museóloga, diretora do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, e de Lucienne Figueiredo dos Santos, superintendente de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ

Para participar os interessados podem pedir acesso à plataforma Google Meet. A presença está condicionada à lotação da sala. O link para a videochamada é www.meet.google.com/zhu-unmj-itg. A gravação do seminário será posteriormente levada ao YouTube da Secult-PE.

Plano Setorial de Museus
A Plataforma chega em meio à discussão sobre a construção colaborativa das diretrizes e ações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento do setor museológico do Estado

A partir do lançamento, por meio do link com formulário específico, a Plataforma de Museus deixará também disponível o documento base do Plano Setorial de Museus, com os Eixos Temáticos elaborados a partir da Política Nacional de Museus, para contribuições e sugestões. 

Após o período de recebimento das contribuições será redigido o documento final para apresentação e aprovação do setor museal e das instâncias competentes.

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter