Logo Folha de Pernambuco

Arte

Roberto Ploeg celebra nova idade em exposição de retratos

A nova mostra individual do artista será aberta no dia 2 de dezembro, na Arte Plural Galeria

"Ploeg e outras narrativas" será aberta para visitação no dia 2 de dezembro"Ploeg e outras narrativas" será aberta para visitação no dia 2 de dezembro - Foto: Reprodução Instagram

O artista plástico Roberto Ploeg faz a sua primeira exposição neste novo cenário, inquieto, sob os olhares tão voltados para a pandemia do novo coronavírus. O artista holandês, que vive há quase 40 anos em Pernambuco, mais precisamente na zona rural de Olinda, traz um sopro de esperança e beleza com a mostra individual "Ploeg e Outras Narrativas", disponível para visitação a partir do dia 2 de dezembro, na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife. 

Serão 21 quadros, todos retratos, que expressam o desejo vivo do artista de "pintar o Brasil através do retrato" - em suas próprias palavras. A exposição, já ambientada aos novos tempos, não terá vernissage, tampouco material impresso: tudo será virtual e a visitação ocorrerá em pequenos grupos, mediante agendamento. 

Ao celebrar o povo pernambucano, em uma explícita convocação à descoberta das linhas que ilustram os rostos pelo Estado, Ploeg também comemora a sua vida e sua relação com a arte e com Pernambuco. No dia 7 de dezembro, o pintor completa 65 anos. Adianta, também, a celebração aos 25 anos de dedicação integral à arte, a serem completados em 2021.

"Minha primeira participação em exposições foi em 1996", lembra Ploeg, que, com uma talento imensurável, já está no rol dos maiores artistas pernambucanos, junto a nomes do porte de Francisco Brennand, José Cláudio, Tereza Costa Rêgo, João Câmara. Apesar de nunca ter recebido sequer o título de cidadão pernambucano, é indiscutível: Ploeg tem Pernambuco pulsando dentro de si.

Muitas das obras que integram a individual já foram postadas no Instagram, uma plataforma com a qual, aliás, o artista dialoga muito bem. Ele próprio e a amiga Diomari Diniz em trajes de Frida Kahlo foram algumas das inspirações para os traços do artista. Confira abaixo:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Autorretrato quando triste, óleo sobre tela, 61 x 41 cm, 2019 #Ploeg #robertoploeg #robertoploeg #retrato #autorretrato #selfie #portret #zelfportret #portrait #selfportrait #oilpainting #contemporaryart #novapinturafigurativa #artecontemporanea #instaart

Uma publicação compartilhada por Atelier Ploeg (@atelier_ploeg) em 14 de Mar, 2019 às 11:00 PDT

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Vamos ao hexa, óleo sobre tela, 60x50cm, 2009 Um retrato da nossa amiga Cristina. Há certa ambiguidade:. a expressão séria do rosto está totalmente dissociada da euforia da camisa. Um sentimento comum hoje em dia. Há perplexidade com o desmonte acelerado da democracia e dos direitos sociais e vergonha deste governo e congresso golpistas. Vestir a camisa da CBF então, que virou a farda festiva da direita golpista, nunca mais, nem em clima de copa. @Fora Temer!

Uma publicação compartilhada por Atelier Ploeg (@atelier_ploeg) em 3 de Ago, 2017 às 7:06 PDT

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

É preciso olhar duas vezes. É Frida Kahlo ou não é? É não. É Dió. Diomari Diniz, como Frida Kahlo. Dió admira Frida Kahlo e encorpora Frida todo carnaval quando se fantasia de Frida. Pintei Dió num cenário de chita, pois as estampas floridas lembram Frida e a própria chita lembra Dió, que faz maravilhas, verdadeiras jóias, com o tecido de chita. Frida é um ícone, um símbolo. Ela significa o empoderamento da mulher, particularmente, da mulher latino-americana que se orgulha da sua identidade afro-lat-índia. Ela significa superação, ela encara o sofrimento, seja físico, seja a dor do amor. Há camisas com o trocadilho escrito "sofrida más não me calo". Ela é resistência política à dominação imperialista, é lutadora por uma sociedade socialista. Ela significa liberdade que resiste ao patriarcado, ela domina seu corpo, vive livremente o amor. E tudo isso Frida nos comunica através da sua arte, uma biografia em pinturas, como ela afirma laconicamente: "meu tema é o que mais conheço, sou eu mesma." Dió Frida Kahlo, óleo sobre tela, 200x120cm, 2015 #Ploeg #rovervanderploeg #atelier_ploeg #robertoploeg #oilpainting #portrait #portraitgallery #pinturafigurativa #pinturacontemporanea #retrato #fridakahlo #chita #nordeste #brasil #méxico #feminismo #empoderamento #socialismo #americalatina #realismo

Uma publicação compartilhada por Atelier Ploeg (@atelier_ploeg) em 26 de Ago, 2020 às 5:52 PDT

 

Serviço
Exposição "Ploeg e Outras Narrativas"
Abertura dia 2 de dezembro
Arte Plural Galeria (rua da Moeda, 140 - Bairro do Recife)
Entrada gratuita
Visitação mediante agendamento
(81) 3424-4431 

Veja também

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Kendrick Lamar lança álbum surpresa
Lançamento

Kendrick Lamar lança álbum surpresa

Newsletter