Roberto Ploeg celebra nova idade em exposição de retratos
A nova mostra individual do artista será aberta no dia 2 de dezembro, na Arte Plural Galeria
O artista plástico Roberto Ploeg faz a sua primeira exposição neste novo cenário, inquieto, sob os olhares tão voltados para a pandemia do novo coronavírus. O artista holandês, que vive há quase 40 anos em Pernambuco, mais precisamente na zona rural de Olinda, traz um sopro de esperança e beleza com a mostra individual "Ploeg e Outras Narrativas", disponível para visitação a partir do dia 2 de dezembro, na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife.
Serão 21 quadros, todos retratos, que expressam o desejo vivo do artista de "pintar o Brasil através do retrato" - em suas próprias palavras. A exposição, já ambientada aos novos tempos, não terá vernissage, tampouco material impresso: tudo será virtual e a visitação ocorrerá em pequenos grupos, mediante agendamento.
Ao celebrar o povo pernambucano, em uma explícita convocação à descoberta das linhas que ilustram os rostos pelo Estado, Ploeg também comemora a sua vida e sua relação com a arte e com Pernambuco. No dia 7 de dezembro, o pintor completa 65 anos. Adianta, também, a celebração aos 25 anos de dedicação integral à arte, a serem completados em 2021.
Leia também
• Clarice Lispector é reconhecida como cidadã pernambucana
• Lashana Lynch, a nova 007, diz que filme pretende afastar 'masculinidade tóxica'
• Circuito Cultural de PE: Martha Medeiros entre os nomes do evento
"Minha primeira participação em exposições foi em 1996", lembra Ploeg, que, com uma talento imensurável, já está no rol dos maiores artistas pernambucanos, junto a nomes do porte de Francisco Brennand, José Cláudio, Tereza Costa Rêgo, João Câmara. Apesar de nunca ter recebido sequer o título de cidadão pernambucano, é indiscutível: Ploeg tem Pernambuco pulsando dentro de si.
Muitas das obras que integram a individual já foram postadas no Instagram, uma plataforma com a qual, aliás, o artista dialoga muito bem. Ele próprio e a amiga Diomari Diniz em trajes de Frida Kahlo foram algumas das inspirações para os traços do artista. Confira abaixo:
Serviço
Exposição "Ploeg e Outras Narrativas"
Abertura dia 2 de dezembro
Arte Plural Galeria (rua da Moeda, 140 - Bairro do Recife)
Entrada gratuita
Visitação mediante agendamento
(81) 3424-4431