Teatro

Por respeito à diversidade, 'Festival Sou Assim' exibe programação

Produzido pela ONG Instituto Sou Assim em parceria com o canal do Youtube TV7Brasil, 2ª edição do evento terá debates, shows e documentários

No encerramento do Festival, a artista Ruby Nox leva a bandeira do movimento LGBT de 30 metros de comprimento por 9 de largura cravejada por 70 cruzes de madeira representando vítimas fatais da LGBTFobiaNo encerramento do Festival, a artista Ruby Nox leva a bandeira do movimento LGBT de 30 metros de comprimento por 9 de largura cravejada por 70 cruzes de madeira representando vítimas fatais da LGBTFobia - Foto: Divulgação

Na semana do Dia do Orgulho, o Instituto Sou Assim em parceria com a TV7Brasil apresenta o '2º Festival Sou Assim' que reflete sobre o preconceito e a violência contra a comunidade LGBTQIAP+. O evento, totalmente online e gratuito por meio da plataforma Youtube da TV7 Brasil, foi gravado no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife, e tem o objetivo de fortalecer o respeito às variadas orientações sexuais, a valorização da arte e da cidadania LGBTQIAP+.

Nesta segunda (27), às 19h, a TV7Brasil apresenta o documentário "Recife Drag: O show vai começar", produção gravada há 22 anos. Uma tese levantada pelo então estudante Gamal Nasser, na conclusão do seu curso de jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco. A obra retrata as experiências vívidas por seis drag queens, durante suas performances na capital pernambucana. Às 20h30, a Coordenadora Geral da ONG Amotrans, Chopelly Santos recebe no "Pajubá Trans" a travesti e Psicóloga ( CRP-02/25443) Fabianna Mello Oliveira, a Atriz Letícia Rodrigues e a artista e maquiadora Bianca Cicarelle para uma conversa entre elas.

Já na terça-feira (28), às 20h30, no Dia Internacionl do Orgulho LGBTQIA+ é a vez do "Sou Assim – O Show”, uma noite para celebrar a data.

Contra a violência
O encerramento fica por conta da drag queen Ruby Nox, que promete emocionar a todos com uma performance em forma de protesto. A artista irá se apresentar com uma bandeira do movimento LGBT de 30 metros de comprimento por 9 de largura cravejada por 70 cruzes de madeira representando vítimas fatais da LGBTFobia

"Acreditamos que festejar com arte é a forma mais nobre de enaltecer o respeito e responder a tantas agressões sofridas por nossa comunidade" afirmou o Produtor do Festival e Coordenador do Instituto Sou Assim, Marcone Felix.

Participarão do show os Artistas, Melissa Salazar, Melyna Ryos, Robson Haed, Andréa Dlevansk, Betânia Borges, Courtney e Tory Millicent. O "Sou Assim - O Show" recebe, ainda, a produtora cultural Maria do Céu, o representante da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Pernambuco, o advogado Sérgio Pessoa, o Coordenador da ONG Fábrica Fazendo Arte, Genivaldo Francisco, a sindicalista Suzi Rodrigues e o coordenador do Instituto Sou Assim, Marcone Felix.

Dados
A violência contra gays, travestis e mulheres trans, aumentou no Brasil. Com 316 vítimas, um dossiê aponta o crescimento de 33% no número de mortes violentas contra esta população em 2021. Os dados são do Observatório de Mortes e Violências contra a comunidade e foram divulgadas em maio deste ano.  Os números colocam de lados opostos o Brasil e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que em 1948 garantiu a igualdade em dignidade e direitos como inerente a todos os seres humanos.

De acordo com o Observatório, em seu site, é importante ressaltar que, apesar desse número já representar a grande perda de pessoas por sua identidade de gênero e/ou orientação sexual, há indícios para presumir que esses quantitativos ainda são subnotificados no Brasil.  Afinal, a ausência de dados governamentais e a utilização de informações disponíveis na mídia apontam para uma limitação metodológica da pesquisa

Triste são esses dados para uma comunidade sofrida pelo preconceito. É uma realidade que obrigatoriamente deve ser falada no dia a dia. As ONGS que trabalham em apoio fazem o que podem para ir contra este retrocesso ferrenho no enfretamento da LGBTfobia. Na terça-feira 28/06 é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ e será marcada por muitas denúncias.

"Sou Assim"
O Festival Sou Aassim começou no sábado (25), com com a exibição do longa-metragem “O Livro Incompleto das Deusas” do jornalista pernambucano Chico Ludermir.  O filme apresenta narrativas individuais de nove travestis, que vão do fabuloso ao banal ao mesmo tempo se disputa  a possibilidade de debater temas universais, como amor, família, memória, felicidade e morte a partir de corpos marcados pelo estigma. O filme ficará disponível online durante o período do Festival.

Ainda teve o  "Pajubá Gay", um debate em formato de programa de TV sob o comando do Coordenador do Fórum LGBT de Pernambuco, Thiago Rocha. Na roda de discussão  a participação do Coordenador de Políticas LGBTQIA+ do Estado de Pernambuco, Ton Araújo, o empresário Juliano Joie e o cantor Peu Queiroga, que debateram histórias de preconceito e revelações do universo gay masculino. “É uma vitamina pra gente se fortalecer contra o preconceito”, diz Marcone Felix, Coordenador do Instituto Sou Assim e diretor da TV7Brasil  e idealizador do Festival.

No domingo (26), teve a esperada estreia do programa "Minha Vida", uma série de documentários que homenageia artistas e personalidades do movimento LGBT. Este primeiro episódio foi sobre a trajetória do premiado estilista e ator performático Eduardo Marques, intitulado de “É Luxo Só”. Ele rasgou tudo sobre sua vida desde o seu nascimento e fatos curiosos de sua aclamada carreira.

Ainda foi exibido o "Pajubá Drag" com a participação especial do advogado, filósofo e fotógrafo Canário Caliari (marido da Produtora Cultural e psicóloga Maria do Céu), que aceitou o convite do Coordenador do Instituto Sou Assim e Diretor da TV7BRASIL, Marcone Felix e se montou de Drag Queen. O programa foi apresentado pela artista Thânya Tumulto e contou com a  participação das Queens Dercy Fortunato, Britnney Hill e Kira Cairoshell.

Na programação, a Miss Pernambuco CNB 2022, Luana Ferreira,  fez uma participação e coroou a Queen Tory Millicent,  como a Princesinha da TV7Brasil, título concedido a artista durante a sua apresentação no Pajubá Drag 2021.

 

Veja também

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista
SOS PANTANAL

Artistas gravam música e clipe em apelo para salvar o Pantanal; assista

Newsletter