Pré-lançamento do livro 'Os Papangus de Bezerros' na programação da e-Bienal desta sexta-feira (3)
Publicação organizada por Sérgio Lemos busca preservar os valores culturais da manifestação carnavalesca mais simbólica do município de Bezerros
O artista visual pernambucano Sérgio Lemos promove o pré-lançamento do seu novo livro, “Os Papangus de Bezerros”, nesta sexta-feira (3), às 19h, pelo site pela e-Bienal. O evento é uma das atividades virtuais que antecipam a próxima edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
Entre os anos 1980 e 1990, Sérgio estudou, fotografou e registrou por meio da pintura os papangus, personagens centrais das comemorações carnavalescas de Bezerros, município no Agreste de Pernambuco. Essas imagens ganharam o mundo através de exposições levadas a diferentes países.
“Sempre gostei de Carnaval e fui folião a minha vida toda. Como o meu pai é natural de Bezerros, passei a frequentar todos os anos as festas de lá. Com o passar do tempo, muito dessa cultura foi descaracterizada, mas há ainda uma resistência muito forte para que a tradição seja mantida”, comenta o artista.
Leia também
• Derlon volta ao Recife com a mostra "Boa Viagem", na Galeria Amparo 60
• Tema do próximo Galo reverencia a vida; desfile aguarda autorização
• Livro de fotografias mostra os bastidores da MPB e a intimidade de seus astros
A publicação busca, ao longo de 109 páginas, assegurar a proteção e preservação do patrimônio cultural ao mostrar a identidade das tradicionais festas da cidade. Além de fotografias e reproduções das pinturas criadas por Sérgio, o livro conta com textos de Valda Colares, Francisco Laranjo, Fernando Monteiro, Montez Magno e Marco Cordeiro.
Além do organizador da publicação, também participam do bate-papo de pré-lançamento Roberval Lima, diretor de cultura da cidade de Bezerros, e Valda Colares, historiadora, escritora e poeta. A mediação da conversa fica por conta de Leila Ataíde, que produziu o livro.
O evento oficial de lançamento de “Os Papangus de Bezerros” será realizado durante a XIII Bienal PE, prevista para ocorrer de forma presencial, de 1º a 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Também está previsto um lançamento em Bezerros, no Centro de Artesanato, com direito a apresentação dos papangus, no dia 8 de outubro.