Logo Folha de Pernambuco

Natal 2021

Prefeitura do Recife inicia habilitação artística para Ciclo Natalino 2021

Inscrições seguem abertas até o próximo dia 5 de novembro; ciranda, pastoril e reisado estão entre as opções

Folguedos tradicionais da Cultura PopularFolguedos tradicionais da Cultura Popular - Foto: Antonio Albuquerque

Estão abertas as inscrições para o Ciclo Natalino 2021 do Recife, com convocatória de habilitação para atrações artísticas destinadas a pastoris, folguedos e agremiações das tradições ligadas às festividades de Natal. Interessados podem se inscrever até o próximo dia 5 de novembro no site www.culturarecife.com.br  

Viabilizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da cidade, informações sobre a convocatória podem ser obtidas via Núcleo da Cultura Cidadãs, no Pátio de São Pedro (Casa 39).

Também estará disponível aos proponentes durante o período de inscrições, atendimento telefônico nos números: (81) 3224-3674 e (81) 3224-3660, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O resultado será divulgado no dia 25 de novembro. 
 



A programação para celebrar o Natal nas ruas e palcos da cidade, será formatada em função das determinações sanitárias vigentes. De acordo com o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, celebrar o Ciclo Natalino representa esperança e celebração da vida.

“Daí pode vir a superação, num momento em que desejamos tanto poder celebrar a vida, sem deixar de proteger e cuidar. O Ciclo Natalino representa tudo isso. Fazer o possível, seguir o necessário, sem abrir mão da homenagem às nossas tradições, reacendendo mais fortemente a esperança em dias cada vez melhores”.

Programação Formativa
Abrindo alas para o Ciclo Natalino 2021, começam nesta sexta-feira (29) as oficinas de preparação e sensibilização cultural para brincantes e público em geral. Até o próximo dia 5 de dezembro serão oferecidas oficinas gratuitas - cada uma delas com seis dias de duração e capacidade para atender até 20 pessoas.

As aulas serão de sexta a domingo, no Sítio Trindade (Casa Amarela), das 15h às 18h. Informações sobre a programação formativa podem ser obtidas por email ([email protected]) ou via telefone (81) 3355-8034.

OFICINAS:

Pisadas e Trupés: a primeira oficina será oferecida nos dias 29, 30 e 31 de outubro, 5, 6 e 7 de novembro, explorando técnicas corporais do cavalo-marinho, folguedo popular típico de Pernambuco e da Paraíba. As aulas serão conduzidas por João Lira, bailarino, coreógrafo, professor de danças populares, passista de frevo, quadrilheiro e brincante de cavalo marinho do Boi Matuto da Família Salustiano. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/5TdHK3i3drAyRyDXA.

Saxofonistas e a Jornada do Pastoril: entre os dias 12, 13 e 14, 19, 20 e 21 de novembro, músicos de sopro passeiam pelos diferentes estilos de pastoril, enredos e personagens típicos, estudando a função dos instrumentos de sopro em suas jornadas repertórios. As aulas serão ministradas pelo saxofonista, clarinetista, professor de música, arranjador, pesquisador, compositor e produtor musical Parrô Mello. Inscrições no link: https://forms.gle/n2iMB5wueicS9m4m9.

Teatralidade nos Folguedos Natalinos: a terceira e derradeira oficina preparatória para o Ciclo Natalino 2021 será oferecida entre os dias 26, 27 e 28 de novembro, 3, 4 e 5 de dezembro, com o objetivo de propiciar, através de jogos dramáticos e teatrais, o contato inicial dos participantes com algumas tradições do período, estimulando a ludicidade, a integração de grupo, o compartilhamento de saberes e o conhecimento sobre músicas, danças e brincadeiras como o pastoril, reisado, ciranda e cavalo-marinho. 

A oficina destina-se a adultos e adolescentes com mais de 15 anos. E será conduzida pelo ator, encenador, dramaturgo e professor de teatro Quiercles Santana. Inscrições: https://forms.gle/yzCLTWXvveCReWJz6.

Veja também

Newsletter