Homenagem

Prêmio Maria Barroso vai para Patrícia Breda, apresentadora da Rádio Folha

Entrega do troféu será realizada nesta quinta-feira, às 10h, no Museu da Cidade do Recife

Patrícia Breda é apresentadora da Rádio Folha há oito anosPatrícia Breda é apresentadora da Rádio Folha há oito anos - Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

A apresentadora Patrícia Breda, da Rádio Folha FM 96.7, será homenageada com o Prêmio Maria Barroso – Jornalismo ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento. Concedida anualmente pela Editorial Novembro, de Portugal, a premiação reconhece jornalistas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e político de seu povo.

Este é o segundo ano em que o prêmio ganha uma edição no Recife. A indicação local foi feita por técnicas da Secretaria da Mulher. Na sua justificativa, a organização aponta que Patrícia se “destaca pela manutenção de um programa que garante espaço e visibilidade às mulheres, especialmente no campo da cultura, contribuindo para seu fortalecimento e empoderamento, além de ser uma defensora da causa animal e militante da cultura”. 

“Esse prêmio tem um significado muito especial, por ser exatamente em um ano tão difícil para todo nós. Se existe uma palavra que possa expressar o que estou sentindo nesse momento com a surpresa de ter sido indicada, ela é gratidão. Me passa pela cabeça minha mãe, minha avó e minha tia, mulheres que me ensinaram a importância de viver com dignidade e do olhar de fraternidade para com todos”, comenta a homenageada. 

Em 2016, o ativismo de Patrícia já havia sido reconhecido com o Prêmio Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco, entregue pela Casa da Imprensa e pela Voz do Planalto. A carreira na comunicação e no teatro começou ainda criança. Aos seis anos, ela já apresentava um programa infantil na TV Jornal. Há oito anos, a apresentadora integra a equipe da Rádio Folha, onde comanda os programas “Folha na Tarde”, “Momento Cultural” e “O Melhor da Música”, além de participar de produções de radioteatro. 

O Prêmio Maria Barroso será entregue nesta quinta-feira (10), com um evento realizado no Museu da Cidade do Recife, às 10h. Patrícia Breda receberá a estatueta trazida de Portugal pelas mãos da produtora cultural e CEO Fouder do Grupo de Comunicação Novembro, Avelina Ferraz. 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter