Logo Folha de Pernambuco

CÂNCER DE INTESTINO

Preta Gil: entenda o que é bolsa de ileostomia, usada pela cantora no tratamento contra o câncer

Bolsa serve para desviar fluxo das fezes até o intestino se recuperar totalmente da cirurgia

Preta Gil, cantoraPreta Gil, cantora - Foto: Reprodução/Instagram

A cantora Preta Gil publicou uma série de fotos em sua rede social mostrando que está usando uma bolsa de ileostomia após fazer a cirurgia de retirada de seu tumor no intestino em agosto.

"Sim, eu uso bolsa de ileostomia e não tenho vergonha de mostrar, pois essa bolsinha salvou minha vida e me deu a possibilidade de me restabelecer de uma cirurgia que retirou o tumor que eu tinha! Sei que não é fácil, mas acreditem, sou grata", disse ela.

A ileostomia, assim como a colostomia, são exemplos de um tipo de procedimento chamado ostomia, que são cirurgias realizadas para construir um novo caminho que liga um órgão ao meio externo.
 

Preta Gil, cantoraCrédito: Reprodução/Instagram

As ostomias intestinais, ou seja, a colostomia e a ileostomia, desviam o fluxo das fezes até uma abertura realizada cirurgicamente no abdômen, chamada de estoma. As fezes passam a ser coletadas por uma bolsa que é removível e precisa ser higienizada diversas vezes ao dia.

 

Esse tipo de intervenção é muito comum em casos de câncer, como o da Preta Gil, ou quando há a necessidade cirúrgica de retirada parcial ou total do cólon ou do intestino. Pacientes com doenças inflamatórias intestinais e diverticulite também podem precisar da bolsa.

Diferença entre colostomia e ileostomia
A colostomia é o tipo de ostomia realizada no intestino grosso. É necessária quando o paciente apresenta problemas que o impedem de evacuar normalmente pelo ânus, enquanto a ileostomia, é o tipo de ostomia intestinal que liga o intestino delgado ao meio externo. As fezes também são diferentes: elas são mais líquidas e ácidas do que as eliminadas por uma colostomia.

Em muitos casos, a bolsa é temporária. Ela funciona apenas para auxiliar o novo fluxo das fezes até que o intestino seja recuperado totalmente.

Após esse período, o trânsito intestinal é reestruturado e volta ao normal. Porém, existem casos em que os médicos acreditam que o órgão não volte mais a sua função original com total eficiência e acredite que seja necessário ficar com a bolsa por um período maior ou até permanente.

Cuidados necessários
É necessário, além de higienizar a bolsa algumas vezes por dia, cuidar também da cicatriz que fica na pele, chamada de estoma. Um estoma saudável tem a coloração vermelha ou rosa viva e a pele ao redor é lisa e sem feridas. Qualquer alteração, dor ou aspecto diferente, é necessário procurar um médico com urgência.

Nos dias e meses após a cirurgia é importante o paciente mastigar bem os alimentos e beber líquidos em abundância. Evitar levantar pesos ou esportes de contato para evitar danos ao estoma, bem como utilizar roupas mais leves e confortáveis que não o aperte.

Veja também

Newsletter