bahia

Primeiro dia do Festival de Verão 2023, em Salvador, teve encontros musicais históricos

Evento contou com a curadoria de Zé Ricardo um dos principais profissionais do ramo no País

Caetano Veloso e Gilberto Gil emocionaram a plateiaCaetano Veloso e Gilberto Gil emocionaram a plateia - Foto: Saulo Brandão/Divulgação

Foram três anos sem o principal evento de música das terras soteropolitanas. Neste fim de semana, 28 e 29, enfim, esse hiato acabou com a volta do Festival de Verão de Salvador que, em sua versão 2023, contou com a curadoria de Zé Ricardo – um dos principais profissionais do ramo no País. 

Saudade era grande: 40 mil pessoas no 1º dia
A sede do público por esse ‘come back’ se traduziu em número: somente no primeiro dia o evento contabilizou um público de 40 mil pessoas no Parque de Exposições da cidade, de acordo com a organização. O Festival de Verão 2023 continua hoje prometendo entregar apresentações que vão do pop rock à suinguera. Neste domingo (29), tem Léo Santana, Pitty, Xamã, Baiana System e Xamã, entre os artistas escalados.

"A primeira noite marcou o novo momento do FV. Foi uma noite linda e em 2024 vai ser ainda mais incrível. Será uma honra ter a Iza e Daniela no FV24", comentou Gabriela Gaspari, head da Bahia Eventos, empresa que organiza do Festival de Verão Salvador.

O sábado (28) contou com um time estelar de artistas de vários gêneros, que se revezaram entre dois palcos – Cais e Ponte -, além do pocket show de Daniella Mercury no palco Devassa. 

A banda baiana de percussão Quabales deu o start na programação do sábado, pontualmente às 16h, seguida por apresentações de trap e rap com Filipe Ret recebendo Caio Luccas, e Orochi e Djonga.
 

Foto: Saulo Brandão/Divulgação


Maratona e duetos
O formato do Festival de Verão segue um movimento que vem crescendo em eventos do tipo – a oferta de uma longa programação, uma maratona de apresentações distribuídas em mais de um palco, encurtando o intervalo entre um show e outro, e trazendo duetos entre artistas com match inquestionável, como o de Gilberto Gil e Caetano Veloso, que emocionou a plateia, sobretudo na homenagem dos baianos a eterna Gal Costa, falecida em 2022, em que cantaram juntos “Divino Maravilhoso”, canção eternizada por Gal e composta especialmente para ela. 

Carlinhos Brown mostrou sua potência levantando o público de um jeito frenético, com canções do seus tempos de Timbalada, mas muitos cantos autorais com o quê experimental que lhe é peculiar. Ele também recebeu a pernambucana Duda Beat.

Foto: Saulo Brandão/Divulgação


Margareth e o Galo da Madrugada
Presença aguardadíssima, a nova Ministra da Cultura, Margareth Menezes recebeu as conterrâneas Maju e Larissa Luz. As três soteropolitanas cantaram “A mulher do fim do mundo” em uma linda homenagem a Elza Soares, morta em 2022.

“Maga”, como é conhecida, ainda entoou ainda os seus principais cantos e, obviamente, não dispensou a sua canção-hino “Faraó”. Em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco, Margareth confirmou sua vinda ao Galo da Madrugada 2023, e que pode até dar uma ‘palhinha’. Vamos aguardar.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)


Criolo e Ney Matogrosso: ponto alto
Sem dúvida alguma, o show de Criolo foi um dos pontos altos, não somente pelos sucessos, como “Não existe amor em SP”, “Bogotá” e “Iemanjá”, mas por levar ao palco seu protesto contra a situação de calamidade dos povos originários, racismo e lgbtfobia. 

O cantor recebeu Ney Matogrosso, como era de se esperar, dominou o palco com voz, performance e intimidade com Criolo, que estava visivelmente emocionado por dividir a cena com Ney. “Nós, aqui, vivemos um momento muito especial”, confirmou Criolo, em entrevista depois da apresentação. 
 

Foto: Saulo Brandão/Divulgação


De fato, como resistir a Ney? Matogrosso entrou com quatro músicas, o suficiente para a plateia não parara de cantar junto. Ney foi de “Eu quero é botar meu bloco na rua”, “Jardins da Babilônia”, “Sangue Latino” e “Home com H”. Somente clássicos. Para que mais?


O show mais longo
A programação entrou pela madrugada com o show de Ivete Sangalo, ovacionada pelo público, também claramente emocionada por iniciar oficialmente sua maratona carnavalesca – como ela mesmo fez questão de dizer, “No Carnaval vai ser assim viu, igualzinho”, e emplacou o show mais longo do dia: a musa da axé music engatou um repertório de 31 músicas com a energia em cena pela qual “Veveta” é conhecida. Sua convidada oficial foi a também baiana Luedji Luna, que veio de “Acalanto”, “Banho de Folhas” e “Chorando se Foi”. De lambuja, do mais completo nada, como se diz, Vanessa da Mata, que estava na plateia, foi convocada por Sangalo para dar uma canja e assim foi, com “Tudo bateu” e “Eva”.

Edição 2024 confirmada
Ao fim do sábado, a organização adiantou que em 2024 o Festival de Versão de Salvador está confirmado e divulgou as duas primeiras atrações fechadas. As cantoras Iza e Daniela Mercury integrarão o line principal do evento. 

Confira programação deste domingo - 29/01 
Quabales (show de abertura)
Xamã convida Gilsons
Saulo convida Marina Sena
Jão convida Pitty
Luisa Sonza convida Alcione
Bell Marques 
Baiana System e Olodum (Olodumbaiana)
Léo Santana 
Momento Devassa: Ludmilla convida Glória Groove

Coke Studio Eletroarena (DJ´s)

Belle + Nai Kiese
LA + Naylson Carvalho
Jerônimo Sodré + Ubuntu
Karmaleoa + Lucio K

Serviço:
Festival de Verão Salvador 2023
Quando: 28 e 29 de janeiro
Onde: Parque de Exposições (Av. Luís Viana Filho, 1590, Itapuã, Salvador)
Vendas: na plataforma Sympla 
Informações: @festivalverao

*A jornalista viajou a Salvador a convite do Festival de Verão

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter