CAMPANHA CONTRA ASSÉDIO

Priscila Senna e Raphaela Santos ensinam como não ser um babaca no Carnaval do Recife; veja vídeo

Campanha estrelada pelas cantoras tem o intuito de promover o fim da violência contra a mulher no Carnaval 2024

Priscila Senna e Raphaela Santos em campanha contra violência à mulher durante o Carnaval de Recife em 2024Priscila Senna e Raphaela Santos em campanha contra violência à mulher durante o Carnaval de Recife em 2024 - Foto: Lara Valença/Divulgação

O pedido, em nome de todas as mulheres, vem das estrelas do brega pernambucano Priscila Senna e Raphaela Santos: "Respeita elas no maior Carnaval em linha reta e na vida".

Este é o tema da campanha lançada pela Prefeitura do Recife e estrelada pelas cantoras para promover o fim da violência contra a mulher na Folia de Momo em 2024.

Na 7ª edição, o manual de "Como Não Ser um Babaca no Carnaval 2024" traz o recado para os foliões em um feat especial com a música "Depois do Não" - e vale ressaltar, depois do não, tudo é assédio.

Gravada no Buraco da Véia
Para 2024, a campanha, cujo teor é educativo contra assédio e importunação sexual no Carnaval, foi gravada no Buraco da Véia, praia localizada em Brasília Teimosa, Zona Sul da Cidade.

Priscila Senna e Raphaela Santos em campanha da Prefeitura do Recife para o Carnaval 2024Priscila Senna e Raphaela Santos | Foto: Lara Valença/Divulgação

Com participação da jornalista e atriz pernambucana Ademara, o vídeo traz orientações às mulheres e exemplos sobre o que pode ser considerado importunação e assédio - fatos tidos como crimes previstos respectivamente nas leis 13.178 e 10.224.

Além do vídeo, ações on-line e distribuição de uma cartilha de bolso nos polos do Carnaval também integram a campanha.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Prefeitura do Recife (@prefeiturarecife)

Quer pedir ajuda no Carnaval?
Com estande montado na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, na área central da Capital, até a terça-feira 13 de fevereiro, a Secretaria da Mulher do Recife estará à disposição para receber mulheres vítimas de violência, das 16h às 2h da madrugada.

No mesmo local e para dar suporte às ações do Centro, a Brigada Maria da Penha encaminhará mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, caso seja necessário.

No local, uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência Clarice Lispector, composta por advogada, psicóloga e assistente social, também estará a postos para atendimento e orientação sobre situação de violências doméstica/sexista durantes os festejos carnavalescos.

Ainda sobre o Centro, através do WhatsApp (81) 9 9488-6138 - que estará em funcionamento 24h por dia - vítimas de violência podem entrar em contato, assim como pessoalmente, já que a sede do espaço (Santo Amaro) estará aberto ininterruptamente, em regime de plantão, durante o Carnaval.

Há também um SER Clarice Lispector localizado na Av. Recife, 700, em funcionamento nos dias de folia, das 7h às 19h.

Outras opções de ajuda às mulheres
O Carnaval do Recife vai contar, ainda, com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O objetivo é ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento da violência. O espaço vai funcionar no polo Ibura (Zona Sul), das 18h às 24h.

E nos polos descentralizados, equipes volantes da secretaria vão realizar ações de prevenção reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além da distribuição do "Manual de Como Não Ser um Babaca no Carnaval".

Veja também

Aldeia Yapoatan: Jaboatão recebe espetáculos e shows até domingo (21)
Cultura

Aldeia Yapoatan: Jaboatão recebe espetáculos e shows até domingo (21)

"Atazanado": Rodrigo Sant'Anna traz stand up ao Recife
HUMOR

"Atazanado": Rodrigo Sant'Anna traz stand up ao Recife

Newsletter