Logo Folha de Pernambuco

Eleição

Processo eleitoral do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco tem início

Edital que regulamenta a escolha dos representantes da sociedade civil já foi publicado

Atual formação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de PernambucoAtual formação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco - Foto: PH Reinaux/Secult-PE

Em 2022, serão escolhidos novos representantes (titulares e suplentes) da sociedade civil para integrarem o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (CEPPC/PE). O edital que regulamenta as inscrições e o processo eleitoral já foi disponibilizado pelo Governo do Estado.

De acordo com o documento, as eleições devem ocorrer a partir de formação de colégio eleitoral, em duas etapas: inscrição e habilitação para participação no fórum setorial de cada segmento e realização do fórum setorial, por segmento, para eleição de um conselheiro titular e um suplente.

Os fóruns setoriais serão divididos nos seguintes segmentos: 1) Arquitetura, Urbanismo, Geografia e Engenharia; 2) Arqueologia, História e Museologia; 3) Antropologia, Sociologia e Turismo; 4) Movimentos sociais de urbanismo e de meio-ambiente; 5) Centros de Documentação e Memória: Arquivos, Bibliotecas, Espaços de Memória e Museus; 6) Comunidades tradicionais e /ou religiosas, costumes, saberes e formas de expressão; e 7) Expressões Culturais de Pernambuco registradas como Patrimônio Cultural Imaterial.
 

Serão eleitos os dois candidatos mais votados (titular e suplente) por segmento, para mandato de dois anos, renovados por igual período. Os fóruns setoriais começam a ser realizados no dia 21 de fevereiro, com datas já anunciadas no edital.

O prazo para as habilitações é de 14 a 28 de janeiro. Já o resultado final será divulgado até o dia 18 de fevereiro. As inscrições e os fóruns setoriais serão realizados por meio da plataforma digital on-line Prosas. Metade das indicações do CEPPC é composta pela sociedade civil e a outra é formada por representações governamentais.

Veja também

Newsletter