Programação de outubro do 'Palco Virtual' celebra 15 anos do Grupo 3 de Teatro
Grupo, criado por Débora Falabella e outros nomes da arte, integra programação de outubro do projeto
“Contrações”, “Love, Love, Love”, “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante” integram a programação de outubro do projeto ‘Palco Virtual’ do Itaú Cultural, que celebra neste mês os 15 anos de criação do Grupo 3 de Teatro.
Com espetáculos virtuais, o teatro online vai receber o grupo no decorrer da programação, iniciando por “Contrações”, apresentando nas próximas terças-feiras de outubro.
Já na última semana o premiado “Love, Love, Love” entra em cena e a peça “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante” ganha formato de websérie em cinco episódios dirigidos por João Wainer, fotógrafo, cineasta e documentarista que, em parceria com a companhia estreia no site do Itaú Cultural ( www.itaucultural.org.br).
Leia também
• Teatro Guararapes retoma atividades nesta quinta-feira
• Confira protocolo para reabertura de cinemas e teatros em Pernambuco
• Teatro virtual pode sair mais barato, mas pena para conquistar o público
Grupo 3 de Teatro
“Quinze anos é uma data muito simbólica. É bonito de ver o quanto a gente produziu e como fomos nos modificando”, comemora Débora Falabella, fundadora do Grupo 3 ao lado do diretor artístico Gabriel Fontes Paiva e da também atriz Yara de Novaes.
A Companhia lança um olhar para o futuro dentro dessa programação comemorativa com a estreia da websérie “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante” + Conversas com Heroínas do Mundo Real, que o Itaú Cultural exibe em cinco episódios nos dias 16, 23 e 30 outubro e 6 e 13 de novembro (sextas-feiras), às 18h.
A peça estreou no final de 2019, em São Paulo, com texto de Silvia Gomez, direção de Paiva e com Débora e Yara no elenco.
Na trama, enquanto aviões de várias partes do mundo decolam e aterrissam, a vigia do KM 23 de uma rodovia abandonada encontra, jogada no asfalto, uma garota que delira após ser violentada naquela noite estrelada.
Na versão atual, dividida em episódios de aproximadamente 30 minutos, a autora Silvia Gomez faz a apresentação da série, cuja narrativa é composta por cenas de ensaio do grupo e discussões do processo de mesa, além do espetáculo filmado em estúdio com fotografia de cinema e reminiscências teatrais.
Ao final de cada episódio, uma heroína contemporânea conta sua história e fala sobre o trabalho que tem realizado para fazer de seu entorno um lugar melhor.
Livro
Além de voltar o olhar para o presente e o futuro, a companhia festeja com um resgate do passado em 15 anos do Grupo 3 de Teatro, catálogo digital com registros dessa trajetória, a ser disponibilizado para o público no dia 6 de outubro (terça-feira).
A publicação parte do acervo da companhia, composto por registros dos principais fotógrafos do teatro brasileiro, vídeos de teaser de espetáculos, exposições de trabalho e entrevistas, além de programas, catálogos e registros de processos.
Trata-se de uma linha do tempo permeada de ilustrações e histórias de um grupo que percorreu o país com seus espetáculos sempre partindo de uma dramaturgia potente.
História
O Grupo 3 de Teatro entrou pela primeira vez em cena no dia 7 de setembro de 2005, quando estreou o espetáculo A Serpente na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.
Foi o passo inicial de uma trajetória que soma a realização de seis montagens teatrais premiadas, por críticas e público. Foram mais de mil apresentações nas cinco regiões brasileiras, passagens por mais de 50 cidades de 20 diferentes estados, além de apresentações no exterior.