Literatura e Artes Visuais

Projeto Galeria Reciclada ilustra a 30ª edição do calendário da Cepe em 2024; confira

Cada folha é ilustrada com uma peça de artesanato do projeto criado pela empresa pública

Calendário foi ilustrado com fotografias do projeto "Galeria Reciclada"Calendário foi ilustrado com fotografias do projeto "Galeria Reciclada" - Foto: Leopoldo Conrado Nunes/Cepe

O calendário da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) chega à 30ª edição, em 2024, com uma homenagem à arte feita na casa. Cada folha é ilustrada com uma peça de artesanato do projeto Galeria Reciclada da empresa pública, as imagens foram produzidas pelo fotógrafo da Cepe, Leopoldo Conrado Nunes, e a diagramação primorosa é da equipe de Mídias Digitais.

“As pessoas vão levar, no calendário, um pedacinho da obra de arte da empresa”, declara o supervisor de Mídias Digitais da Cepe, Rodolfo Galvão. De acordo com ele, algumas estampas remetem a datas comemorativas do respectivo mês. A escultura escolhida para abril, por exemplo, é um peixe, em alusão à Semana Santa, e as figuras de um presépio natalino ilustram o mês de dezembro.

A foto maior, num formato de quadro, revela detalhes das peças, que aparecem completas num tamanho miniatura com informações sobre dimensões, material utilizado e acabamento. O trabalho de design foi executado por Rodolfo Galvão, Renato Costa e Edlamar Soares.

Galeria Reciclada
É um projeto de sustentabilidade e economia criativa criado em 2017 por Júlio Gonçalves, funcionário mais antigo da empresa, para reaproveitamento de aparas de papel da máquina encadernadora e outros resíduos sólidos do parque gráfico, que são transformados em peças decorativas e utilitárias. De tamanhos variados e texturas com aparência de metal, barro e madeira, as obras são confeccionadas no ateliê-laboratório instalado nas dependências da Cepe e encontram-se espalhadas em salas e corredores da empresa.

É dele também o projeto do calendário anual, que teve o número 1 lançado em 1995 com imagens de quadros produzidos por artistas plásticos do Grupo Bottega e funcionários da Cepe. Na época, Júlio fazia parte do Bottega e viabilizou a atividade conjunta. “Os quadros foram publicados no Suplemento Cultural do Diário Oficial e, depois, reproduzidos no primeiro calendário da Cepe. Ilustrar o 30º número evidencia uma caminhada, é um reconhecimento do esforço desse trabalho e eu fico muito grato à editora e à equipe que atua comigo”, declara Júlio Gonçalves, funcionário da Cepe há 48 anos.

“Ilustrar o calendário 2024 com esculturas do projeto Galeria Reciclada é uma forma de destacar um trabalho no qual a Cepe vem investindo há muito tempo, é uma ação de caráter institucional e também de caráter próprio”, afirma o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes. O calendário já está disponível nas lojas da Cepe e pode ser adquirido por venda avulsa, no valor de R$ 30. Compras de livros e periódicos (revistas Pernambuco e Continente) a partir de R$ 80, apenas nas lojas físicas, no Recife e em Olinda, dão direito a um calendário.

Endereços das lojas:

Livraria Cepe Editora Paulo Freire (Sede)
Rua Coelho Leite, 530, Santo Amaro, Recife
Segunda a sexta, 8h às 16h30
(81) 3183-2700

Livraria Cepe Editora Tarcísio Pereira (Centro de Artesanato de Pernambuco)
Av. Alfredo Lisboa, Bairro do Recife, Praça do Marco Zero, Recife
Segunda a sábado, 9h às 19h, Domingo, 9h às 17h
(81) 99488-3731

Livraria Cepe Editora Germano Coelho (Mercado Eufrásio Barbosa)
Av. Dr. Joaquim Nabuco, Varadouro, Olinda
Terça a domingo, 9h às 17h
(81) 99488-3730

Livraria Cepe Editora Ramires Teixeira (Museu do Estado de Pernambuco)
Av. Rui Barbosa, 960, Graças, Recife
Terça a sexta, 11h às 17h, Sábado, 14h às 17h
(81) 99488-3732

 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter