Logo Folha de Pernambuco

MUSICOU CONVIDA

Barbarize, Grupo Bongar e Vitória do Pife integram edição do projeto "Musicou" em Recife e Olinda

Projeto "Musicou Convida" desembarca no Nordeste a partir desta terça-feira (10), e abre programação no Recife

Duo Barbarize integra programação do projeto "Musicou Convida" no RecifeDuo Barbarize integra programação do projeto "Musicou Convida" no Recife - Foto: Thays Medusa

Recife e Olinda vão abrir a programação 2024 do projeto "Musicou Convida", que desembarca com o festival pelas bandas de cá a partir desta terça-feira (10), com o duo Barbarize e o Grupo Bongar entre as participações.

Além da capital pernambucana, o projeto - cuja proposta foca em troca de experiências em meio à música e atividades pedagógicas realizadas entre artistas e alunos do Musicou - passa também por Fortaleza, Quixeramobim, Quixadá e Picuí.

Núcleo Musicou Recife -
Dom Hélder Câmara

Para o "Musicou Convida" na capital pernambucana, nesta terça (10), quarta (11) e quinta-feira (12), o projeto vai ocupar o auditório do núcleo do projeto Dom Hélder Câmara, localizado no Compaz Joana Bezerra, área central da cidade.

 



Por lá, a programação traz entre os destaques a participação do duo Barbarize, formado por Yuri Lima e Bárbara Espíndola.

A dupla, além de ministrar dois dias de oficina de produção musical, também vai exibir performance para convidados, mesclando batidas de bossa nova, funk, trap e rap.

Bongar em Olinda
Já em Olinda, no Centro Cultural Bongar, local em que fica o núcleo Musicou Olinda, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, ficará a cargo do Grupo Bongar - que integra a Nação Xambá - tomar a frente da oficina de toques para Ibeji (divindades gêmeas infantis, orixás do Candomblé).

Grupo Bongar | Crédito: Divulgação


No último dia, na quinta-feira 26, o grupo apresenta todo o processo para convidados.

Depois do Ceará,
retorno ao Recife

Após o 'start' em terras pernambucanas, o Musicou - projeto idealizado pela Sustenidos Organização Social de Cultura - chega ao Ceará, com programação nos dias 8, 9 e 10 de outubro.

Na capital cearense, em Fortaleza, a sanfoneira baiana Lívia Mattos será responsável por oficinas de criação musical e pela exibição do processo no Theatro José de Alencar.

Passado esse período, será a vez do Compaz Eduardo Campos, na Linha do Tiro, no Recife, receber de volta o projeto, dessa vez de 21 a 23 de outubro.

Com a musicista Vitória do Pife, haverá oficinas de construção de pífanos e vivência de banda de pífanos com a artista, conhecida do Agreste pernambucano e discípula do mestre João do Pife, Patrimônio Vivo da Capital do Forró.

De volta ao Ceará, no dia 28 de outubro a cidade de Quixeramobim recebe o maranhense Zeca Baleiro que ao lado de Fausto Nilo apresenta vivências para alunos do Musicou do município, assim como para crianças de uma esola local.

Também integra a programação, a apresentação de um pocket show.

Ainda no estado, nos dias 4 e 5 de novembro, o núcleo Musicou Quixadá realiza oficina de criação musical ministrada pelo compositor, arranjador e acordeonista cearense Adelson Viana.

Uma mostra de todo o processo realizado será exibida a alunos do projeto e para a comunidade local, no terceiro dia da programação, dia 6.

Encerramento
A programação do "Musicou Convida" no Nordeste será encerrada na Paraíva, nos dias 11, 12 e 13 de novembro, com o maestro Vladmir Silva em apresentação que conta com teatro a céu aberto no centro da cidade de Picuí.

Por lá haverá encontro coletivo "Canções Para Sonhar e Dormir".

No dia 11 uma atividade de formação com educadores e oficinas nos núcleos Musicou Seridó e Musicou Pedra Lavrada, integra a agenda.

Já no dia seguinte serão realizadas oficinas no Musicou Nova Palmeira, Picuí e Baraúna.

E no derradeiro dia, em 13 de novembro, acontece um ensaio do grupo e uma apresentação na Praça Central de Picuí.

Serviço
2ª edição do "Musicou Convida" - Nordeste

Quando: a partir desta terça-feira (10) até 13 de novembro
Onde: Recife, Olinda, Ceará e Paraíba
Informações: www.sustenidos.org.br

RECIFE
Oficina e Performance com Barbarize

Quando: terça (10), quarta (11) e quinta-feira (12), das 14h às 17h
Onde: Musicou Recife - Núcleo Dom Hélder Câmara (Rua Lourenço de Sá, 140, Joana Bezerra)

Oficina de Construção de Pífanos e Vivência de Banda com Vitória do Pife
Quando: dias 21, 22 e 23 de outubro, das 14h às 17h
Onde: Musicou Recife - Núcleo Eduardo Campos (Av. Aníbal Benévolo, s/n, Linha do Tiro

OLINDA
Oficina de Toques de Ibeji com o Grupo Bongar

Quando: dias 24, 25 e 26 de setembro, das 14h às 17h
Onde: Musicou Olinda - Centro Cultural Bongar (Rua Iêda, São Benedito)
 

 

 

Veja também

''Ela é muito forte'', diz amiga de Preta Gil após cirurgia de 20 horas
celebridades

''Ela é muito forte'', diz amiga de Preta Gil após cirurgia de 20 horas

Bar mineiro fica famoso por causa de Bruno Mars
BRASIL

Bar mineiro fica famoso por causa de Bruno Mars

Newsletter