Projeto Noite dos Mestres do Apito realizará segunda live cultura com os mestres de maracatus
Programação será transmitida exclusivamente pela internet, dia 26 de dezembro, a partir das 19h
O projeto Noite dos Mestres, uma valorização à arte do maracatu de baque solto, promoverá novo encontro com admiradores e internautas no próximo dia 26 de dezembro. O evento receberá o mestre e poeta popular, Veronildo José dos Santos, do Maracatu Cambinda Brasileira, do Engenho Cumbe; e também, o mestre da nova geração, Gabriel Silva, do Maracatu rural Leão Faceiro, ambos de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do estado.
A programação será transmitida, exclusivamente, pelos perfis oficiais do projeto, disponível no Facebook e Yotutube, além do blog Giro Mata Norte, a partir das 19h. O público vai poder prestigiar e acompanhar a participação dos mestres, entoando loas, marchas, sambas e galopes, acompanhados de ternos (orquestras de sopro e percussão). Seguindo todas as orientações para evitar o risco de contaminação à covid-19, a organização do evento restringiu as apresentações apenas aos mestres e contramestres de maracatus, além de implementar todas as exigências sanitárias, como uso de máscaras, álcool e distanciamento social.
Leia também
• 30° Encontro de Maracatus de Baque Solto mantém viva a cultura pernambucana
• Maracatu rural é atração em 'Noite dos Mestres do Apito'
• Cultura das sambadas de maracatu é propagada no Centro do Recife
A responsável pela coordenação e produção cultural do evento é Cilda Trindade e tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), e apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe. Além disso, são parceiros da iniciativa, a Prefeitura de Nazaré da Mata, Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena (Capa Bode) e portal de notícias, Giro Mata Norte.
É a segunda edição do projeto que se iniciou em novembro. A programação conta com quatro apresentações culturais, sendo uma a cada mês. No dia 30 de janeiro, será a terceira live cultural. Na ocasião, participará o Maracatu Águia Misteriosa de Nazaré da Mata. E, para encerrar a programação das lives culturais, em fevereiro, o projeto recebe o Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata.