Qual é a data certa para desmontar a árvore de Natal? Entenda tradição
Símbolo do feriado de 25 de dezembro, a decoração temática ainda deve permanecer por mais alguns dias
Após o feriado de 25 de dezembro, muitas pessoas se perguntam quando é preciso desmontar a árvore de Natal. A data pode variar de acordo com a tradição de cada família, mas há uma dia.
A árvore ocupa lugar de destaque na celebração. O elemento decorativo tem origem nos países nórdicos e suasa festividades do solstício de inverno.
Leia também
• Faustão reaparece em foto celebrando o Natal com a família
• Natal dos famosos: o primeiro de Sabrina e Nicolas Prattes e Anitta na casa nova; veja fotos
• De Bondoso a brigão: veja representações de Papai Noel em filmes de Natal
Nesta época, os povos celtas decoravam os carvalhos abatidos com frutas e velas na tentativa de “ressuscitá-los” e confirmar que floresceriam durante o verão seguinte.
No século VIII, durante a evangelização da Alemanha, São Bonifácio decidiu derrubar uma dessas árvores na cidade alemã de Hesse para acabar com o culto aos deuses que considerava pagãos.
Em seu lugar foi utilizado um abeto, considerado mais apropriado para o culto cristão. Foi decorado com maçãs que significavam o pecado original e com velas para representar a luz de Cristo.
O passar do tempo transformou as maçãs e velas em luzes e bolas, às quais foram posteriormente acrescentadas estrelas, guirlandas e enfeites caseiros.
Nos países majoritariamente cristãos, o símbolo costuma ser montado no início de dezembro, acompanhando o começo do advento, que se encerra na noite do dia 24, com a celebração do nascimento de Jesus Cristo.
Quando desmontar a árvore de Natal?
Não existe uma regra, mas tradições que vão de acordo com cada cultura. O dia que marca o fim das celebrações natalinas é 6 de janeiro, a festa dos Três Reis Magos , também conhecida como Dia da Epifania.
Segundo o Novo Testamento, poucos dias depois do nascimento de Cristo: “Alguns Reis Magos do Oriente apareceram em Jerusalém perguntando: 'Onde está o rei dos judeus que acabou de nascer?'”.
A passagem dos viajantes, a quem a tradição chama de Melchior, Gaspar e Baltasar, por Belém, ocorrida por profecia, coroou o menino Jesus como "rei dos reis", segundo a Bíblia.
A festa da Epifania é o fim do Natal litúrgico da Igreja Católica, ciclo que se estende depois do 25 de dezembro para dar continuidade à exaltação de Cristo.
Como esta é a conclusão deste período para a maioria dos cristãos, esta é a data em que normalmente é retirada a árvore de Natal.