Quem é o ex de Caminla Pitanga, que retirou a demarcação de gênero do nome
Ator é conhecido por novelas da TV Globo, como 'O outro lado do Paraíso' e 'Terra e paixão'
Angel Ferreira, conhecido anteriormente como Igor Angelkorte, anunciou a adoção de um novo nome. Aos 36 anos, o ator, que fez parte de novelas como "Além do horizonte" (2013), "Babilônia" (2015), "O outro lado do Paraíso" (2017) e "Terra e paixão" (2023), explica que a mudança está ligada a um processo de autoconhecimento e renovação.
“Comecei a brincar com meu nome e a pensar que algo em mim morreu nos últimos anos, como uma lagarta que passa pela crisálida e se torna uma borboleta”, declarou em entrevista ao site Heloisa Tolipan.
A decisão, segundo Angel, representa um marco em seu processo de transformação pessoal. Na entrevista, ele explicou: "Fui experimentando outros heterônimos e brincando de assinar de outras formas. Comecei a brincar com meu nome e a, de novo, pensar que tem alguma coisa que morreu em mim nos últimos anos, algum estado de ser. Como uma lagarta que passa pela crisálida e se torna uma borboleta e já não se chama mais lagarta. Fui me desidentificando com o nome, inclusive com Igor, que é algo muito demarcado no gênero masculino."
Quem é Angel Ferreira?
Formado pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), Angel começou sua trajetória na televisão em 2010, com uma participação em "Araguaia", da TV Globo. Desde então, acumulou papéis de destaque em novelas como "Além do horizonte" (2013), "Babilônia" (2015) e "O outro lado do Paraíso" (2017). Porém, foi em "Terra e paixão" (2023) que ele conquistou de vez os holofotes.
Leia também
• Herdeiro da Marabraz e noivo de Marina Ruy Barbosa: quem é Abdul Fares, que quer interditar o pai
• Saiba quem é Gabrelú, rapper não binário que brilhou em reality de hip hop
• Quem é Pâmela Tomé, atriz que interpretou Xuxa em "Senna" e impressionou por semelhança
A mudança de nome também coincidiu com outro momento de virada: o desabafo sobre a baixa audiência de seu monólogo "Sidarta", que viralizou nas redes sociais e impulsionou o público a lotar as sessões no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro. A temporada carioca da peça encerrou no último domingo, com sessões cheias.
Angel Ferreira não teme os riscos dessa transformação para sua carreira: "Tem um risco, mas eu não tomo decisões fundamentais na minha vida com base no retorno financeiro. O fundamental é realmente ter um nome que me lembra que eu posso ser muitas coisas. A possibilidade de mudança pertence a todos nós, e é assim que a gente pode mudar, inclusive o nosso nome. Fico curioso de ver o que essa mudança pode trazer para minha carreira".
Além de sua atuação na TV, Angel Ferreira também se destacou no cinema com filmes como "Mormaço" e "Todo amor", e no teatro. Sua vida pessoal, no entanto, também chamou a atenção do público. O ator manteve relacionamentos com as atrizes Aline Fanju e Camila Pitanga, com quem namorou até 2017.
A escolha de adotar um novo nome, segundo ele, é reflexo de um momento de profunda conexão consigo mesmo, mas também de desprendimento de rótulos e expectativas. Mais do que uma mudança estética, trata-se de um gesto simbólico, uma reafirmação de sua liberdade criativa e identidade.