Logo Folha de Pernambuco

Música

Quinteto Violado e Banda de Pau e Corda: "Na Estrada - Ao Vivo" ganha lançamento em disco

Lançado pela Biscoito Fino, disco celebra parceria dos grupos e une repertórios

Quinteto Violado e Banda de Pau e CordaQuinteto Violado e Banda de Pau e Corda - Foto: Ayrá Mendes

Das (boas) histórias que se entrelaçam na música brasileira, especificamente uma pernambucanidade merece reverência: o Quinteto Violado e a Banda de Pau e Corda. Se o primeiro grupo abriu a década de 1970 com um fazer artístico diferenciado – estilo que segue até os dias de hoje e o coloca à parte das obviedades sonoras – o outro veio logo a seguir e tal qual, se prevalece da autenticidade na forma de fazer música.



E a partir da próxima sexta-feira (17), passado, presente e futuro formam um todo com o lançamento do disco “Na Estrada – Ao vivo” (Biscoito Fino) – trabalho gravado pelos grupos em março de 2020 no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG).
 

O lançamento marca as celebrações dos 50 anos do Quinteto e já inicia o meio século de história da Pau e Corda, que se completará em 2022.

O espetáculo – com direção musical de Dudu Alves e Sérgio Andrade e produção das mineiras Nós de Rosa e Cadoro Eventos - traz repertório coletivo executado pelos músicos que integram os dois grupos que, antes da pandemia, tinham planos de uma turnê nacional que passaria por São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre Curitiba, Recife e Fortaleza. 

 

Divulgação

Nas faixas, do repertório da Banda de Pau e Corda estão o medley formado por “Lampião” (Waltinho/Roberto Andrade) e “Têmpera” (Waltinho), “Mestre Mundo” (Luiz Bandeira/Julinho), Esperança (Waltinho/Sérgio Andrade) e “Pipoca Moderna” (Sebastião Biano/Caetano Veloso). 

Já do repertório do Quinteto Violado estão o medley com Forró de “Dominguinhos” (Dominguinhos) e “Sete Meninas” (Toinho Alves/Dominguinhos), “O Plantador” (Geraldo Vandré/Hilton Acioly), o clássico “Asa Branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), Palavra Acesa (Fernando Filizola/José Chagas) e um medley com Cavalo Marinho (adaptação de Marcelo Melo/Fernando Filizola/Luciano Pimentel) e Mundão (Fernando Filizola/Luciano Pimentel). 

Veja também

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade
DECLARAÇÃO

''Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa'', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro
arte circense

Circo Experimental Negro apresenta a 2ª edição da mostra DNA Afro

Newsletter