Música

Pernambucano Rafael Marques lança novo álbum instrumental

Bandolinista juntou time de grandes músicos para gravar “Sereno”

Rafael MarquesRafael Marques - Foto: Divulgação

Leia também

• Coletivo Digitaldubs remixa música de Elza Soares

• Juliette diz que vai gravar a música 'Deus me Proteja' com Chico César

• Pabllo Vittar se veste de noiva e é abandonada em nova música

Nesta quinta-feira (20), acontece o lançamento digital do álbum “Sereno”, segundo disco do bandolinista, arranjador e regente Rafael Marques como bandleader. Instrumentista, Rafael é hoje um dos nomes mais respeitados do cenário musical do Recife por trabalhos realizados com a Orquestra Malassombro, com o grupo Saracotia e também com sua companheira, a cantora Isadora Melo. A convite do selo Boa Vista Jazz Records, Rafael reuniu um grupo de exímios músicos, com Alexandre Rodrigues (sopros), Julio Cesar Mendes (sanfona) e Marcio Silva (bateria), amigos e parceiros musicais de longa data, para estampar mais uma produção discográfica do selo, realizada com recursos da Lei Aldir Blanc de Pernambuco.

Gravado “ao vivo” no Fábrica Estúdios nos dias 8 e 12 de março deste ano, o disco explora livremente as veredas do instrumental brasileiro, com fortes referências aos contornos melódicos do choro e da música nordestina, sem receio, porém, de incorporar influências da música andina, de um Oriente sonial e das trilhas sonoras do cinema; tudo firmemente alicerçado sobre a expressividade libertária da improvisação. É o que está posto, por exemplo, em “Flora”, uma valsa-choro de melodia sinuosa que articula uma estrutura métrica firme a um ambiente poco rubato flutuante; e na contemplativa “Um lugar”, uma vista do entardecer portenho pintada com notas, pausas, improvisos e respirações. Das oito faixas que compõem o disco, seis são de autoria de Rafael Marques e duas, de Alexandre Rodrigues, que optou por trazer referências do sincretismo musical do maestro pernambucano Moacir Santos em “Moacirzando nº1” e “Moacirzando nº 4”.

“A vida de todo o ser humano é um caminho em direção a si mesmo”, diz Hermann Hesse. No caso de Rafael, esse caminho é traduzido e documentado na música que compõe o álbum “Sereno”, que é também, por sinal, o nome do seu filho com a cantora Isadora Melo. E ao produzir o disco acompanhado de velhos amigos, o bandolinista faz do objeto artístico não só uma obra, mas também uma arquitetura de morar. Uma casa brasileira, simples, aerada e luminosa, sempre disposta a acolher o eterno peregrino dos sendeiros evanescentes da música: o ouvinte.

Serviço

Rafael Marques - Sereno (2021, Boa Vista Jazz Records)

No ar a partir de 20/05/2021 no Bandcamp do selo e nas principais plataformas de streaming.

Link do PRE-SAVE: tratore.ffm.to/sereno

 

Veja também

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado
AUDIOVISUAL

Erótico "Emmanuelle" abre edição de Festival de Cinema na Espanha, com Javier Bardem premiado

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)
CULTURA POPULAR

Mestre Biloco e a Ciranda dos Cangaceiros: projeto será lançado em CD em festa neste domingo (22)

Newsletter