Pernambucano Rafael Marques lança novo álbum instrumental
Bandolinista juntou time de grandes músicos para gravar “Sereno”
Leia também
• Coletivo Digitaldubs remixa música de Elza Soares
• Juliette diz que vai gravar a música 'Deus me Proteja' com Chico César
• Pabllo Vittar se veste de noiva e é abandonada em nova música
Nesta quinta-feira (20), acontece o lançamento digital do álbum “Sereno”, segundo disco do bandolinista, arranjador e regente Rafael Marques como bandleader. Instrumentista, Rafael é hoje um dos nomes mais respeitados do cenário musical do Recife por trabalhos realizados com a Orquestra Malassombro, com o grupo Saracotia e também com sua companheira, a cantora Isadora Melo. A convite do selo Boa Vista Jazz Records, Rafael reuniu um grupo de exímios músicos, com Alexandre Rodrigues (sopros), Julio Cesar Mendes (sanfona) e Marcio Silva (bateria), amigos e parceiros musicais de longa data, para estampar mais uma produção discográfica do selo, realizada com recursos da Lei Aldir Blanc de Pernambuco.
Gravado “ao vivo” no Fábrica Estúdios nos dias 8 e 12 de março deste ano, o disco explora livremente as veredas do instrumental brasileiro, com fortes referências aos contornos melódicos do choro e da música nordestina, sem receio, porém, de incorporar influências da música andina, de um Oriente sonial e das trilhas sonoras do cinema; tudo firmemente alicerçado sobre a expressividade libertária da improvisação. É o que está posto, por exemplo, em “Flora”, uma valsa-choro de melodia sinuosa que articula uma estrutura métrica firme a um ambiente poco rubato flutuante; e na contemplativa “Um lugar”, uma vista do entardecer portenho pintada com notas, pausas, improvisos e respirações. Das oito faixas que compõem o disco, seis são de autoria de Rafael Marques e duas, de Alexandre Rodrigues, que optou por trazer referências do sincretismo musical do maestro pernambucano Moacir Santos em “Moacirzando nº1” e “Moacirzando nº 4”.
“A vida de todo o ser humano é um caminho em direção a si mesmo”, diz Hermann Hesse. No caso de Rafael, esse caminho é traduzido e documentado na música que compõe o álbum “Sereno”, que é também, por sinal, o nome do seu filho com a cantora Isadora Melo. E ao produzir o disco acompanhado de velhos amigos, o bandolinista faz do objeto artístico não só uma obra, mas também uma arquitetura de morar. Uma casa brasileira, simples, aerada e luminosa, sempre disposta a acolher o eterno peregrino dos sendeiros evanescentes da música: o ouvinte.
Serviço
Rafael Marques - Sereno (2021, Boa Vista Jazz Records)
No ar a partir de 20/05/2021 no Bandcamp do selo e nas principais plataformas de streaming.
Link do PRE-SAVE: tratore.ffm.to/sereno