Reabertura do Cinema São Luiz está prevista para novembro
Finalização da etapa de recuperação da coberta e do forro decorativo do espaço deve ocorrer em outubro
O Cinema São Luiz está perto de reabrir para o público. A reabertura da sala está prevista para o mês de novembro deste ano. Com a finalização da etapa de recuperação da coberta e do forro decorativo do espaço, as pessoas vão poder voltar a ocupar o equipamento.
O anúncio foi confirmado após a governadora Raquel Lyra visitar o espaço na tarde da última terça-feira (3). A gestora garantiu que o Cinema São Luiz é prioridade das obras de revitalização de equipamentos históricos no Centro do Recife.
''Nós estamos cuidando de símbolos do patrimônio pernambucano, sobretudo do coração do recifense. O restauro do Cinema São Luiz incentiva a economia criativa, a geração de emprego e renda, e a devolução daquilo que é referência e história do nosso audiovisual'', destacou Raquel Lyra.
Etapas da obra
Monumento histórico e símbolo do audiovisual do Brasil, o Cinema São Luiz está em fase de conclusão das obras de recuperação da coberta, que custaram R$ 106 mil de recursos do Tesouro estadual, além da restauração do forro decorativo, no valor de R$ 1,3 milhão oriundos da Lei Paulo Gustavo (LPG). Com essas finalizações, previstas para outubro de 2024, será possível fazer a reabertura da sala ao público em novembro.
Paralelamente a isso, uma próxima etapa das obras do cinema já está em andamento. Em agosto deste ano foi licitada a obra de requalificação e acessibilidade do equipamento cultural, que prevê recuperação estrutural das marquises externas, implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio, requalificação dos banheiros com acessibilidade e a instalação de um elevador acessível aos quatro pavimentos superiores.
Leia também
• Efeitos práticos em filmes como ''Os fantasmas ainda se divertem'' e ''Alien: Romulus'' viram trunfo
• Lady Gaga revela que precisou desaprender a cantar para viver Arlequina em 'Coringa: Delírio a dois'
• Lady Gaga chega a Veneza para première de 'Coringa: Delírio a dois'
Além destes serviços, a obra prevê a recuperação de danos mapeados em pisos, tetos, portas, luminárias e no icônico letreiro da fachada. A previsão de duração dessa etapa é de 10 meses.
O restauro do forro de gesso decorado do Cinema São Luiz teve início em fevereiro deste ano, com o mapeamento e reprodução das placas ornamentais, a limpeza e higienização das pinturas que permaneceram.
Em julho de 2022, o São Luiz foi fechado para a implantação de um novo sistema de refrigeração, correção de problemas de vazamento de cobertura e redimensionamento das suas instalações elétricas. Após chuvas torrenciais ocorridas no Recife em fevereiro de 2023, o equipamento precisou ser totalmente interditado por medida de segurança.
''O Cinema São Luiz é uma referência do audiovisual brasileiro, dos cinemas de rua do Brasil. O público vai voltar a ter acesso ao cinema ainda neste semestre, mas as obras continuam. A gente sabe o quanto é importante para o nosso segmento do audiovisual, da economia criativa pernambucana, ter de volta esse grande equipamento, reentregue à população'', registrou a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.