Recife e Caruaru recebem sessões de espetáculo encenado simultaneamente em 32 países
"Coelho Branco, Coelho Vermelho" tem dramaturgia assinada pelo iraniano Nassim Soleimanpour
“Coelho Branco, Coelho Vermelho”, obra teatral do dramaturgo iraniano Nassim Soleimanpour, será interpretada por diversos atores em 32 países, nesta segunda-feira (13). Por aqui em Pernambuco, serão realizadas duas apresentações simultâneas, às 20h.
No Recife, com atuação de André Ferraz, a sessão será no Teatro Hermilo Borba Filho. Já em Caruaru, Iris Marcolino encena a performance no Lício Neves - Espaço de Arte, que faz sua pré-inauguração na ocasião. As apresentações também serão transmitidas online.
“Coelho Branco, Coelho Vermelho” é uma experiência teatral sem diretor, cenário e ensaio. Desde a sua estreia em 2011, tem circulado por diversas partes do mundo, acumulando mais de 3 mil encenações. Já exploraram a potencialidade do texto artistas como John Hurt, Whoopi Goldberg, Lília Cabral e Fábio Porchat.
Leia também
• Conheça Isaac Amedoim, escolhido para ser o Chico Bento em novo filme live-action da Turma da Mônica
• Oscar retorna com favoritos definidos e Serviço Secreto após "o tapa"
• Veja lista de indicados ao Oscar nas principais categorias
A obra foi escrita em um momento no qual Nassim Soleimanpour estava impedido de deixar o Irã pelo governo do país. Traduzido para o português por Maurício Ayer, o texto traz reflexões sobre autoritarismo, com pinceladas autobiográficas.
O fator surpresa faz parte do jogo cênico que envolve a peça. O artista recebe a dramaturgia em um envelope fechado e, na medida em que se depara com o texto, é desafiado a improvisar.
As apresentações simultâneas em diversos países tiveram início em 2021. Em Pernambuco, a primeira experiência ocorreu no ano passado, quando o ator ngelo Fábio ficou responsável por dar vida ao texto, durante uma sessão em Camaragibe.
Serviço:
“Coelho Branco, Coelho Vermelho”, de Nassim Soleimanpour
Nesta segunda-feira (13), às 20h
Recife: Teatro Hermilo Borba Filho (Av. Cais da Aurora, s/n, Bairro do Recife), com transmissão online no YouTube do Pós-Traumático Coletivo
Caruaru: Teatro Lício Neves - Espaço de Arte (R. Carlos Laet, 356 - Indianópolis), com transmissão online no canal do YouTube do Feteag Caruaru