Recife é eleita 'cidade da música' pela Unesco
Além de Recife, Salvador (BA) também levou o título, concedido pela Rede de Cidades Criativas da Unesco
A grandeza em linha reta do Recife ganhou mais um atributo: “cidade da música”. A capital pernambucana recebeu o título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), integrando a partir de então a Rede de Cidades Criativas do órgão – criado com o intuito de listar municípios em todo o mundo, para cooperação mútua de soluções sustentáveis nas áreas social, econômica e cultural, entre outras.
Salvador também levou na categoria música. Campina Grande, na Paraíba, passa a representar o Nordeste no quesito “mídia” e João Pessoa em “artesanato e artes populares”, já Fortaleza foi eleita em “design”. Todas elas se juntam a outras 295 cidades que passam a ser reconhecidas internacionalmente dentro da proposta de “Cidades Criativas”.
Leia também
• André Rio apresenta no Santa Isabel o show "Recomeço"
• Almério e Martins "ocupam" o Teatro do Parque com afetividades
• Teatro de Santa Isabel divulga programação do mês de novembro
O título – criado em 2004 e já concedido a outras cidades do País - foi confirmado após avaliação da Unesco, em Paris, na França, após crivo de uma comissão formada especificamente para a eleição. Como “cidade da música”, Recife assume o compromisso de compartilhar boas práticas, desenvolver parcerias e promover desenvolvimento urbano a partir de indústrias de cultura e criatividade.
Além dos municípios nordestinos, Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ) foram eleitas em “gastronomia”. Brasília (DF) e Curitiba (PR) em “design” e Santos (SP) em “cinema”.