Preconceito

Regina Duarte se desculpa por endossar discurso xenófobo nas redes

Atriz havia compartilhado falas de vereador gaúcho incentivando empresas a não contratar 'aquela gente lá de cima'

Regina Duarte em vídeo que viralizou nas redesRegina Duarte em vídeo que viralizou nas redes - Foto: Reprodução

A atriz Regina Duarte pediu desculpas nas redes sociais nesta quinta-feira, 2, por ter compartilhado o discurso do vereador Sandro Fantinel, que causou revolta na internet pelo teor xenofóbico e preconceituoso, além de relativizar crimes trabalhistas.

Em sua fala, o político defendeu os produtores no caso dos trabalhadores nordestinos forçados a trabalhar em condições análogas a escravidão nas vinícolas gaúchas e os incentivou a parar de contratar "aquela gente lá de cima". Em seu post, Regina admitiu que foi um erro ter endossado as declarações de Fantinel.

"A partir das interpretações que fui recebendo a respeito do meu post com a fala do Vereador Sandro Fantinel tenho buscado mais informações sobre o caso das Vinículas Gaúchas e volto agora para um pedido de desculpas por ter abordado um assunto de que não tinha embasamento suficiente", escreveu a atriz no Instagram.

"Quem me conhece e me segue aqui sabe que não seria nunca do meu feitio apoiar Xenofobia , Preconceito e Injustiça Social", continuou Regina, acrescentando que é "filha de uma gaúcha e um cearense que criou sete filhos vindo de 'pau de arara' do nordeste".

A atriz conta que, ao se deparar com as declarações do político, acreditou em um primeiro momento ser as de "um agricultor defendendo seu trabalho de contribuir para diminuir o desemprego no país".

"Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?"
Ativa como militante bolsonarista nas redes, a ex-secretária de cultura do governo Bolsonaro já recebeu diversos alertas do Instagram pelo excesso de desinformação publicada em seu perfil. Por causa disso, o perfil de Regina passou a ser marcado pelo aplicativo como fonte disseminadora de fake news.

O aplicativo agora exibe um alerta para os usuários que tentam segui-la. "Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?", indaga ao usuário. A mensagem avisa então que a "conta publicou repetidamente informações falsas por verificadores de fatos independentes".

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar
MÚSICA

Banda Catedral faz duas noites de shows no Teatro RioMar

Newsletter